Publicado 22/02/2022 13:16 | Atualizado 22/02/2022 13:18
Guapimirim – Apesar de o dia estar ensolarado, a previsão é de mais temporal para todos os 92 municípios fluminenses, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja – de perigo de chuvas intensas – às 11h da manhã desta terça-feira (22/2), com validade de 24 horas.
De acordo com o órgão federal, poderá chover até 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos, falta de luz, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.
Na semana passada, Guapimirim enfrentou dois temporais, um na segunda-feira (14) e outro no sábado (19). Nas duas ocasiões, as ruas ficaram inundadas, com o aguaceiro invadindo casas. No primeiro deles, 55 famílias tiveram de deixar os imóveis por conta dos alagamentos e/ou do risco de desabamento.
No fim de semana, por exemplo, por conta da chuva forte, internautas relataram falta de energia em alguns bairros.
O Inmet também emitiu alerta de chuvas fortes para várias cidades do Sudeste, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199.
Em Guapimirim, por exemplo, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.
Em caso de fortes temporais, os órgãos de meteorologia recomendam que os aparelhos elétricos e quadros de energia em geral sejam desligados. É importante evitar ao máximo carregar o celular para não sofrer choque.
Em caso de enxurrada, é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos para protegê-los.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.