Guapimirim – Voltou a chover forte em em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no início da noite deste sábado (19/2). O novo temporal deixou ruas inundadas, provocou acidente e falta de luz.
A Avenida Dedo de Deus, principal rua da cidade, precisou ser interditada mais cedo pela Defesa Civil Municipal por estar completamente alagada. A água voltou a invadir casas e o comércio e já começou a escoar em algumas localidades. Houve congestionamento.
A Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116) está interditada na pista sentido Rio, depois que um carro perdeu o controle e bateu num poste, na altura do bairro Jardim Guapimirim, deixando fios de alta tensão caídos no chão.
De acordo com internautas nas redes sociais, os bairros de Jardim Guapimirim, Parque Santa Eugênia e de Citrolândia estariam sem energia elétrica. Os três ficam próximos um do outro. Ainda não se sabe se a falta de luz estaria ligada ao acidente no referido poste.
O temporal começou no início desta noite e também foi forte em Teresópolis, na Região Serrana, na altura da Serra dos Órgãos. A reportagem passou pelo local mais cedo. Motoristas precisam redobrar a atenção na estrada para evitar acidente.
Na manhã deste sábado (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo aviso de temporal para Guapimirim e algumas outras cidades fluminenses. O alerta amarelo, de “perigo potencial” de chuvas intensas, vigora até às 11h desse domingo (20).
Na última segunda-feira (14), os cidadãos guapimirienses já tinham enfrentando um forte temporal que culminou na retirada de 55 famílias de suas casas, pois os imóveis estavam alagados e/ou apresentavam risco de desabamento. No intervalo de uma hora e meia havia chovido o esperado para 13 dias de fevereiro.
Em caso de fortes temporais, os órgãos de meteorologia recomendam que os aparelhos elétricos e quadros de energia em geral sejam desligados. É importante evitar ao máximo carregar o celular para não sofrer choque.
Em caso de enxurrada, é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos para protegê-los.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199 de qualquer parte do Brasil.
Em Guapimirim, por exemplo, a população também pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.