A chuva de ontem alagou casas em GuapimirimDivulgação - Redes Sociais

Guapimirim – A forte chuva que caiu em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre o final da tarde e o início da noite dessa segunda-feira (14/7), atingiu ao menos 40 casas, deixando sete famílias desabrigadas. Entre 17h50 e 19h20, ou seja, em apenas uma hora e meia, o volume de água foi de 130 milímetros, o equivalente a 13 dias de chuva esperada para o mês de fevereiro, de acordo com a Prefeitura de Guapimirim ao O Dia.
Em algumas das residências, a água quase chegou à altura do assento de uma cadeira, por exemplo, conforme mostrado nas imagens mais abaixo.
Por conta dos estragos provocados pelo forte temporal de ontem (14), que alagou ruas, invadindo casas e o comércio, e derrubou árvores, a administração municipal ativou o Gabinete de Crise, composto por várias secretarias.
As famílias foram retiradas pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa e estão sendo acolhidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ) divulgou uma nota sobre o temporal, durante a reunião que instituiu o Gabinete de Crise.
“(...) Lugares que nunca alagaram, hoje sofreram com o grande volume de água. Nesse primeiro momento, estamos empenhados em colaborar com esses moradores.
No Centro da cidade, o problema vem de anos. A cidade cresceu e a infraestrutura da rede de águas avançou quase nada. É um grande desafio sanar este problema, mas não medirei esforços para que isso aconteça”, disse a mandatária guapimiriense num trecho de nota.
Em caso de emergência, de deslizamento de terra próximo a residências, inundações nas mesmas ou desmoronamento, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo telefone 199. Em Guapimirim, por exemplo, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (21) 2632-2947.
Em caso de fortes temporais, os órgãos de meteorologia recomendam que os aparelhos elétricos e quadros de energia em geral sejam desligados. É importante evitar ao máximo carregar o celular para não sofrer choque.
Em caso de enxurrada, é recomendado colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos para protegê-los.