Publicado 22/10/2023 16:21 | Atualizado 22/10/2023 16:32
Moradores de Itatiaia realizaram neste domingo (22) uma manifestação contra o prefeito da cidade, Irineu Nogueira (MDB), preso em flagrante esta semana por injúria racial contra uma funcionária de uma padaria em Resende. Os manifestantes caminharam pelas ruas do Centro e encerraram o ato na frente do prédio da prefeitura.
O protesto contou com a participação de moradores de diversas idades, desde crianças a idosos. Entre as principais reinvidicações estavam o fim do racismo e de qualquer tipo de preconceito, uma punição sobre o ato de injúria racial e que o prefeito seja afastado do cargo até a conclusão do caso.
Uma faixa trazia a seguinte frase: "Ninguém é réu por acaso, queremos impeachment já!". "A gente espera que as autoridades tomem uma providência. Por se tratar de um crime tão grave, ele deveria ficar preso e não continuar solto como se nada tivesse acontecido", pediu a moradora Ana Cláudia Pereira. Irineu Nogueira chegou a passar uma noite na 89ª DP de Resende, mas foi solto na quarta-feira (18).
O aposentado Nilton Sousa dos Reis, presente no protesto, espera que os vereadores se manifestem contra o episódio de racismo. "Enquanto sociedade organizada demos o nosso recado. Agora é esperar que o Poder Legislativo cumpra com o seu papel e, pelo menos, publique uma nota de repúdio contra esse caso de racismo estrutural praticado por agente público. E que a justiça não seja seletiva e que os magistrados que são responsáveis pelos casos não sejam parciais", completou.
Em nota, Irineu Nogueira nega veementemente a acusação. Disse que ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária, que estranhou o comportamento, mas não a ofendeu. Em vídeo, publicado nas redes sociais, ele tentou desqualificar a vítima. Disse que a história tem dois lados e o lado dele seria da verdade.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.