Prefeito de Itatiaia é preso em flagrante por injúria racial contra funcionária de padariaDivulgação

O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (MDB), foi preso em flagrante por injúria racial nesta terça-feira (17). Ele foi acusado de chamar uma funcionária de uma padaria de "negrinha". O estabelecimento fica no bairro Jardim Jalisco, em Resende.

Segundo o depoimento da vítima, de 31 anos, o prefeito tentou abrir uma das estufas para pegar um salgado e foi advertido pela funcionária. Ela explicou que os clientes eram proibidos de abrirem as vitrines por conta de uma determinação da vigilância sanitária.

Ainda de acordo com o depoimento, Irineu teria se irritado com a declarante e começou a ofendê-la com palavrões. Ele teria se dirigido a outra atendente e dito a seguinte frase: "Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá", apontando para a funcionária.

Após o ocorrido, a funcionária procurou a 89ª Delegacia Policial de Resende e registrou o caso. O estabelecimento possui câmeras de segurança, mas que não gravam áudio. Os policiais civis foram até a Prefeitura de Itatiaia, onde prenderam o Chefe do Executivo em flagrante.
O delegado de Resende, Michel Floroschk, afirmou que o prefeito vai continuar preso e deve passar por uma audiência de custódia nesta quarta-feira (18) em Volta Redonda. "Foi preso em flagrante. Crime inafiançável", completou.

A Lei 14.532/2023, publicada em janeiro deste ano, equipara a injúria racial ao crime de racismo. Com isso, a pena tornou-se mais severa com reclusão de dois a cinco anos, além de multa, não cabe mais fiança e o crime é imprescritível.

Em nota, a Prefeitura de Itatiaia disse que Irineu Nogueira nega veementemente a acusação. Que ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária, que estranhou o comportamento, mas não a ofendeu. Veja a nota completa abaixo:

"O prefeito Irineu Nogueira está prestando depoimento neste momento sobre a acusação de injúria racial, feita contra ele nesta terça-feira. Irineu nega veementemente a acusação. O prefeito de Itatiaia frequenta o estabelecimento em que a desavença aconteceu há 30 anos e nunca teve problemas com os funcionários. Nesta tarde, chegou ao local e ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária. Ele não entendeu o comportamento, mas afirmou que ela continuou sendo agressiva. Ainda de acordo com o prefeito, ele estranhou o comportamento dela mas em momento nenhum a ofendeu. Sua atitude foi informar ao gerente do estabelecimento sobre a atitude da funcionária. Ele destaca que não compactua com qualquer tipo de atitude racista e está à disposição da justiça."