Aos 83 anos, Édio Correia celebra a melhoria da qualidade de vidaFoto: Rui Porto Filho

Macaé - Na última semana, a cidade de Macaé deu início a um programa pioneiro de cirurgias de catarata, marcando um importante passo na área da saúde oftalmológica. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde, 43 pacientes tiveram a oportunidade de passar pelo procedimento, transformando suas vidas e recuperando a qualidade visual.
Dentre os beneficiados está Genaldo Gonçalves dos Santos, de 72 anos, que descreve a transformação como significativa: "A vida agora está totalmente diferente!", declarou ele, emocionado. A iniciativa da Prefeitura de Macaé visa proporcionar acesso local a tratamentos de saúde essenciais, evitando a necessidade de deslocamento para outras localidades.
A secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, enfatizou o compromisso contínuo com a saúde da população: "De julho até agora, já contabilizamos cerca de 500 procedimentos realizados nesta área, entre consultas, exames pré-operatórios, ultrassonografias e outros. Estamos avançando com o projeto do Hospital de Olhos para oferecer à população o cuidado que ela merece quando o assunto é a saúde", disse.
O médico oftalmologista, Davidson Lourenço Dias, explicou que a revisão integra as avaliações que são feitas com todos os pacientes que passam por uma cirurgia como essa. “Esta é a segunda análise. A primeira aconteceu logo após o procedimento, no sábado. Nesta de hoje, checamos se já houve melhora na acuidade visual, se há algum edema na córnea, enfim, todo o quadro clínico do paciente. A próxima será no dia 29 de agosto, quando faremos a última consulta para liberação total dos pacientes para o retorno de suas atividades cotidianas”, detalhou.