O objetivo do local é proporcionar a orientação adequadaFoto: Divulgação
Inauguração da Sala de acolhimento Materno fortalece o vínculo entre mães e bebês
Espaço especial é criado para promover e incentivar o aleitamento materno
Macaé - Nesta terça-feira (22), a Gerência de Alimentação e Nutrição (GAN) da Secretaria de Saúde realizou a inauguração da tão aguardada Sala de Acolhimento Materno. Este espaço é dedicado à orientação e apoio ao aleitamento materno, fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês e para o fortalecimento do vínculo entre mães e filhos. A iniciativa integra as ações especiais do "Agosto Dourado", o mês do Aleitamento Materno no Brasil.
A criação dessa sala se deu devido à observação de que muitas mães enfrentam dificuldades para amamentar. Verônica Martins, gerente da GAN, destaca a importância desse novo ambiente na unidade de saúde: "Este é um espaço onde mães, gestantes, pais, avós e qualquer pessoa pode vir tirar sua dúvida. O atendimento é feito pela equipe de nutrição, que além de orientar, mostra a forma correta de como o bebê deve ser amamentado."
Uma das mães beneficiadas pela Sala de Acolhimento Materno é Eduarda Santana, mãe do pequeno Izequiel, com apenas 27 dias de vida. Eduarda compartilha sua experiência: "Estou encantada com tudo que ouvi aqui e toda a experiência. Minha mãe ficou sabendo do trabalho de aleitamento e vim para tentar voltar a amamentar meu filho. Esse momento da maternidade é cheio de altos e baixos, e acabei introduzindo a fórmula."
Após participar de uma dinâmica de grupo, Eduarda recebeu orientações valiosas da nutricionista Priscila Rocha. Priscila desenvolveu um cronograma para o retorno ao aleitamento exclusivo. Mãe e filho serão acompanhados semanalmente pela equipe. "A amamentação tem que ser prazerosa, à medida que ela for colocando o Izequeiel para mamar, a produção do leite vai aumentando. Aqui ela pode aprender sobre a pega correta para que o seio não fique ferido e não tenha dor," explicou a profissional.
A Sala de Acolhimento Materno funcionará todas as terças-feiras, das 8h30 às 12h, proporcionando um espaço acolhedor e informativo para todas as mães que desejam promover o aleitamento materno com confiança e segurança.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.