Publicado 28/07/2021 20:07
Mesquita, na Baixada Fluminense, está entre os dez maiores municípios do país com as mais altas taxas de letalidade policial, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Outras cidades do estado do Rio, como Japeri, Itaguaí, Angra dos Reis, São Gonçalo, Queimados e Belford Roxo também entraram no ranking.
Para alcançar estes resultados, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) usou como fonte informações do Instituto de Segurança Pública do RJ (ISP-RJ) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estatisticamente, das sete cidades fluminenses no ranking, quatro ficam na Baixada Fluminense (Japeri, Queimados, Mesquita e Belford Roxo), duas estão na Região Metropolitana (São Gonçalo e Itaguaí) e uma na Costa Verde (Angra dos Reis).
Em entrevista ao portal G1, o major da reserva da PM e pesquisador do IESP-UERJ, Luiz Alexandre Souza considera que, historicamente, a política de segurança pública no Rio de Janeiro "sempre foi a do confronto".
Promovendo uma análise atual, o major diz que, na Baixada, existe uma clara diferenciação na atuação policial. “O mesmo agente trabalha de formas diferentes em relação ao respeito e aos direitos humanos do cidadão. Isso é um desvio institucional grave que nunca foi corrigido, mas, sim, ignorado e mesmo, por vezes, motivado. Locais como a Baixada são vistos como aqueles em que o 'policial pode trabalhar à vontade'. Ou seja, fazer o que bem entender", relatou Souza.
Leia também: Cavalo branco abandonado é resgatado pela equipe do Grupamento Ambiental Tático em Mesquita
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.