Publicado 06/02/2023 17:01
Istambul - Milhares de pessoas morreram após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6). O tremor também foi sentido no Líbano, Israel, Palestina, Jordânia, Irã, Iraque, Romênia, Egito e Croácia.
O tremor, que durou cerca de um minuto e meio, já é considerado o maior na região desde 1939.
O epicentro do tremor foi a 10 km da superfície, afirmou o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. O abalo sísmico foi medido em 7,4 e sua origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras, segundo a autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências no país.
O que se sabe até o momento
- Mais de 2,7 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria. O número de mortos em solo turco é de 1.651, segundo a AFAD. Já na Síria, a quantidade de mortos é de 1.050. O Instituto Geológico dos EUA calcula que a quantidade total pode chegar a 10 mil pessoas.
- O tremor aconteceu a 23 km a leste de Nurdagi, na província de Gaziantep, na Turquia, com profundidade de 24 km. É o pior terremoto na região desde 1939, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos
- Ocorreu um segundo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia.
- A Sociedade Médica Sírio-Americana comunicou que os hospitais estão sobrecarregados e há pacientes nos corredores.
- O porto de Iskenderun, no sul da Turquia, sofreu danos. Pistas de aeroportos também apresentaram rachaduras.
- Azerbaijão, Alemanha, EUA, Holanda, Índia, Paquistão e Ucrânia se colocaram à disposição para enviar ajuda.
Leia mais