Imagens mostram momento de desabamentoReprodução/Redes Sociais

Imagens que circulam nas redes sociais mostram momentos em que diversos prédios desabam na Turquia. Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país, onde pelo menos 1.498 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridos. Contando com a Síria, número chega a cerca de 2,3 mil mortos.
Em um vídeo, equipes de resgate e populares procuram por pessoas nos escombros de um prédio desabado, quando outro também cai. "Outro prédio desabou em Gaziantep", escreveu um jornalista local.
Uma outra imagem mostra, com mais proximidade, a queda de um outro prédio. "Foi assim que um prédio desabou após o tremor secundário em Sanliurfa", escreveu o jornal turco
Uma rede de televisão turca registrou ao vivo o momento de mais uma queda.
Em outro momento, um prédio desaba parcialmente e também é registrado.
Cerca de 2.818 prédios desabaram com o tremor, acrescentou o presidente, o que sugere que o número de mortos pode ser ainda maior.
O tremor foi sentido às 4h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria. Um novo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), quatro quilômetros a sudeste da cidade de Ekinozu, de acordo com o USGS. Também houve cerca de 50 tremores secundários, de acordo com Ancara. Os tremores do terremoto foram sentidos até a Groenlândia, de acordo com o Instituto Geológico Dinamarquês.