mais de 100 socorristas estão trabalhando no localAFP
Explosão em mina de carvão deixa pelo menos onze mortos na Colômbia
Equipes tentam resgatar outras dez pessoas que estão presas no local
Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 10 estão presas após uma explosão dentro de uma mina de carvão no centro da Colômbia, informou nesta quarta-feira, 15, o governador do departamento de Cundinamarca.
O incidente no município de Sutatausa aconteceu devido ao "acúmulo de gases" que explodiram por "uma faísca gerada por uma picareta" de um trabalhador, disse o governador Nicolás García à Blu Radio. "Há 11 pessoas mortas e ainda estamos na busca e resgate das dez que restam", acrescentou.
A explosão ocorreu na noite de terça-feira, 14, em seis minas legais "que se comunicam entre si". Os mineiros presos estão a 900 metros de profundidade, dificultando a busca dos mais de 100 socorristas que trabalham com picaretas, segundo García.
"Cada minuto que passa é menos tempo de oxigênio" e será "muito difícil" encontrá-los com vida, lamentou o governador.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram bombeiros e trabalhadores da autoridade de atendimento a desastres operando nas entradas das minas. Ao redor, algumas pessoas aguardam informações sobre seus familiares desde a madrugada.
As tragédias em minas são frequentes na Colômbia, especialmente em túneis ilegais em Cundinamarca e outros departamentos do centro do país. O acúmulo de gases é o motivo mais comum dos acidentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.