Michael Gambon, o segundo ator a interpretar o mago Dumbledore, de Harry Potter, morre aos 82 anosReprodução / Internet

Rio - O ator irlandês Michael Gambon, famoso por interpretar o mago Albus Dumbledore na franquia dos filmes "Harry Potter", morreu aos 82 anos, nesta quinta-feira. A informação foi confirmada pela família do artista, que foi o segundo a viver o personagem, inicialmente interpretado por Richard Harris.
De acordo com uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs, Gambon morreu "pacificamente no hospital".

"Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon", diz o comunicado, assinado por Lady Gambon, mulher do ator, e Fergus, seu filho. 
CARREIRA
Sir Michael John Gambon nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1940, e começou a atuar no palco em 1960. Mais tarde, o artista estrelou obras na TV e no cinema.
Em 2003, Gambon foi o segundo ator a dar vida ao Dumbledore, da série de filmes "Harry Potter", baseada nos livros homônimos de J.K. Rowling. O ator encarou o papel logo após a morte de Richard Harris, responsável por interpretar o personagem nos dois primeiros filmes da saga.
O mago, querido pelo público, era diretor de Hogwarts — a escola de magia da série de filmes — e foi um dos grandes ajudantes do jovem bruxo, Harry Potter, vivido por Daniel Radcliffe, durante seus primeiros seis anos na instituição.
Entre seus papéis mais conhecidos, também estão o líder psicótico da máfia em "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante" (1989), de Peter Greenaway, e o idoso rei George V, em "O Discurso do Rei" (2010), de Tom Hooper.
REDES SOCIAIS
No X, antigo Twitter, inúmeros fãs da saga de filmes, que é um grande fenômeno da cultura pop mundial, lamentaram a morte de Michael Gambon.
"Quando algum ator de 'Harry Potter' se vai, o sentimento é como perder um amigo próximo. Que o Michael Gambon descanse em paz! Seu legado como Dumbledore marca gerações. Ele é história!", escreveu uma internauta. "Descance em paz, Michael Gambon! Nossas varinhas estão todas acesas para você", acrescentou outra, referindo-se à temática da obra. "Obrigada, Michael Gambon, por dar vida ao inigualável Albus Dumbledore! Descanse em paz!", desejou ainda uma admiradora.