Carro em chamas no local de um ataque russo em KharkivAFP
Ucrânia sofre ataque noturno com pelo menos 58 mísseis russos e 194 drones
Principal alvo eram as infraestruturas de produção de gás
A Ucrânia foi alvo na noite de quinta-feira (6) de pelo menos 58 mísseis russos e 194 drones, informou o exército ucraniano, que acrescentou que utilizou pela primeira vez caças franceses Mirage 2000 para contra-atacar o ataque.
A Força Aérea ucraniana explicou em um comunicado que derrubou pelo menos 34 mísseis e 100 drones, utilizando unidades móveis, mísseis antiaéreos e equipamentos de interferência eletrônica.
"Também participaram aviões de combate, em particular F-16 e Mirage 2000", destacou o exército, que ressaltou que esta foi a primeira vez que os caças franceses, entregues à Ucrânia no mês passado, foram usados para "repelir um ataque aéreo inimigo". Os ataques visaram principalmente as infraestruturas de produção de gás, segundo a mesma fonte.
O Ministério da Defesa da Rússia indicou, por sua vez, que atacou durante a noite "infraestruturas de energia e gás" que abastecem o "complexo militar-industrial" ucraniano.
A nova onda de ataques ocorre em meio à escalada de tensões entre Kiev e o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que nesta semana suspendeu a ajuda militar americana e o intercâmbio de inteligência com a Ucrânia.
As medidas provocaram o temor de que as capacidades de defesa antiaérea da Ucrânia sejam gravemente debilitadas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.