Incêndio no Japão devastava as montanhas da região desde 26 de fevereiro, danificando cerca de 210 edifíciosReprodução

As autoridades municipais de Ofunato, no norte do Japão, anunciaram neste domingo (9) que o pior incêndio florestal do país em mais de 50 anos foi finalmente controlado. O incêndio devastava as montanhas da região desde 26 de fevereiro, matando pelo menos uma pessoa e danificando cerca de 210 edifícios. Mais de 4.200 moradores foram forçados a deixar suas casas, conforme informaram as autoridades locais.
"Após uma vistoria aérea, determinamos que o fogo não representa mais risco de se espalhar. Declaro que o fogo está agora sob controle", declarou o prefeito de Ofunato, Kiyoshi Fuchigami, em coletiva de imprensa.
As chamas consumiram cerca de 2.900 hectares (7 mil acres), superando o recorde anterior de 2.700 hectares (6.800 acres) registrado durante o incêndio de 1975 na ilha de Hokkaido.
As condições climáticas úmidas, que começaram a se estabelecer na quarta-feira após um período de seca recorde, ajudaram a controlar o fogo.
No ano passado, o Japão registrou o verão mais quente de sua história, refletindo o impacto da mudança climática nas temperaturas globais. Embora o número de incêndios tenha diminuído desde seu pico na década de 1970, eles ainda ocorrem principalmente entre fevereiro e maio, quando o clima seco e os ventos fortes são mais comuns. Nos últimos anos, o Japão tem registrado cerca de 1.300 incêndios florestais anualmente.