Japoneses lamentam ataque que deixou cerca de 74 mil mortosJiji Press/AFP/Agência O Dia

Nagasaki observou um minuto de silêncio neste sábado (9) em memória do momento em que a bomba atômica caiu sobre a cidade japonesa há 80 anos, enquanto o sino restaurado de uma igreja foi ouvido pela primeira vez desde o ataque.

Às 11h02 locais de 9 de agosto de 1945, três dias após Hiroshima, Nagasaki sofreu o horror da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 74 mil pessoas perderam a vida nessa cidade do sudoeste do Japão, que se somaram às 140 mil vítimas de Hiroshima.
Bomba foi lançada em 9 de agosto de 1945 - Pixabay
Bomba foi lançada em 9 de agosto de 1945Pixabay
Contexto
Em agosto de 1945, nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão — a primeira em Hiroshima, no dia 6, e a segunda em Nagasaki, no dia 9 — com o objetivo de forçar a rendição japonesa.
O Japão já estava enfraquecido por anos de guerra, bloqueios navais e bombardeios convencionais, mas mantinha resistência à rendição incondicional exigida pelos Aliados.
As explosões devastaram as cidades, matando instantaneamente dezenas de milhares de pessoas e deixando outras tantas com ferimentos graves e efeitos da radiação. Poucos dias depois, em 15 de agosto, o imperador Hirohito anunciou a rendição do Japão, encerrando oficialmente a guerra no Pacífico.
Com informações da AFP.