Donald Trump quer encontro trilateral com Putin e ZelenskyAFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que espera que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "seja bom" nas negociações para o fim do conflito com a Ucrânia, "senão será uma situação difícil", em entrevista para a Fox News, nesta terça-feira (19).
Para ele, o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, também precisa "demonstrar flexibilidade" para encerrar a guerra no Leste Europeu. Os presidentes da Rússia e da Ucrânia podem se encontrar depois de reuniões bilaterais com Donald Trump.

"Não acho que Putin e Zelensky são melhores amigos, mas estão 'se dando' melhor do que o esperado. Estamos marcando uma reunião entre eles", disse, ao dizer que os líderes dos países em guerra devem ser responsáveis por "dar as ordens".

Na entrevista, Trump culpou novamente o ex-presidente democrata dos EUA Barack Obama pela situação da Crimeia. "Foi uma das situações mais burras que eu já vi", disparou.
Otan
"Haverá alguma forma de segurança com a Ucrânia, mas não pode ser a Otan", disse. Ao ser questionado sobre possíveis garantias de segurança dos EUA, Trump disse que elas possivelmente serão por via aérea.

O presidente americano ainda ressaltou a possibilidade de Vladimir Putin não querer fazer um acordo para encerrar o conflito com a Ucrânia e mencionou que "parte do problema" é a falta de comunicação do Kremlin com a Europa.

"Não liguei para Putin na frente de líderes europeus ontem (segunda-feira, 18). Mas quando liguei ele atendeu o telefonema de maneira alegre. Ele também me disse que ficou sem comunicação com a Casa Branca por muito tempo", afirmou. "A Rússia é uma nação militar poderosa", acrescentou.
Com informações do Estadão Conteúdo.