O ex-campeão mundial de xadrez Daniel Naroditsky morreu aos 29 anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) pelo Centro de Xadrez de Charlotte, grupo que ele fazia parte, sem revelar a causa da morte.
"Daniel foi um talentoso jogador de xadrez, comentarista e educador, e um membro querido da comunidade enxadrística, admirado e respeitado por fãs e jogadores ao redor do mundo. Ele também foi um filho e irmão amoroso, além de um amigo leal para muitos", afirma a nota.
Nascido em 9 de novembro de 1995 na Califórnia, Estados Unidos, Daniel, conhecido pelo apelido de Danya, fazia transmissões ao vivo no YouTube e Twitch explicando o xadrez, somando mais de 800 mil seguidores em ambas as plataformas.
Ele aprendeu a jogar o esporte aos 6 anos, ensinado pelo seu irmão mais velho. Desde então, começou a se destacar em competições escolares. Naroditsky se tornou campeão mundial juvenil na categoria sub-12, em 2007.
Daniel se tornou Grande Mestre (GM) de xadrez, a maior condecoração que um jogador pode atingir no esporte, em 2013.
"Pedimos privacidade para a família de Daniel neste momento extremamente difícil. Que possamos lembrar de Daniel por sua paixão e amor pelo jogo de xadrez, e pela alegria e inspiração que ele nos trouxe todos os dias", destaca o comunicado.
A comunidade do xadrez se mobilizou por ele. "Estou consternado", escreveu nas redes sociais o grande mestre americano e número dois do mundo, Hikaru Nakamura.
A lenda do xadrez Garry Kasparov também prestou homenagem. Ele publicou, na rede social X, uma fotografia em que o ex-campeão mundial aparece com Naroditsky quando este ainda era uma criança.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.