Câmara de Vereadores terá que dar seu aval IMAGEM ARQUIVO
Por O Dia
Publicado 10/05/2021 16:55
Niterói - Hoje é um dia emblemático para os niteroienses. 
O prefeito de Niterói, Axel Grael, vai enviar nesta segunda-feira (10) uma Mensagem Executiva para a Câmara de Vereadores solicitando a alteração no nome da rua Moreira César para rua Ator Paulo Gustavo. Apesar da larga aprovação e aceitação por parte da população, existem trâmites que devem ser seguidos. Isso porque, para que a conversão realmente aconteça, teria de haver uma mudança na lei da Câmara Municipal n° 2.160, promulgada em julho de 2004 pelo então prefeito Godofredo Pinto, que proíbe a mudança dos nomes de rua na cidade.
Publicidade
A troca não acontece somente através de leis ou decretos. A tradição sempre fala mais forte, já que a Moreira César é um grande centro comercial conhecido além de Niterói. Centenas de comerciantes e prestadores de serviço estabelecidos na rua de Icaraí se preocupam com possíveis prejuízos se a mudança de nomenclatura se concretizar. Os lojistas terão que mexer em alvarás, registros de CNPJ e outras burocracias mais, num tempo em que a pandemia da covid-19 contamina seus negócios. 
Mais de 34 mil pessoas participaram da consulta, feita através da plataforma Colab, entre os dias 5 e 8 de maio. Essa foi a maior consulta realizada através do Colab no país e o maior processo participativo da cidade. Como exemplo, o plebiscito sobre o armamento da Guarda Municipal, em 2017, contou com a participação de cerca de 19 mil niteroienses. O texto da consulta lembrava a população sobre a origem do nome Coronel Moreira César, pertencente ao coronel homônimo conhecido popularmente como "corta-cabeças" por sua frieza ao matar inimigos e familiares. O militar ficou conhecido durante a Revolta Armada, orquestrada pela Marinha após insatisfações com o governo de Floriano Peixoto. Moreira César morreu em 1897 durante a Guerra dos Canudos, na Bahia.

As mulheres responderam por cerca de 70% dos votos. O bairro de Icaraí, onde fica a Rua Moreira César, marcou presença na votação, com quase 11 mil votos. A faixa etária mais participativa foi a de 20 a 29 anos (34%), seguida da turma de 30 a 39 anos (24%) e maiores de 50 anos (17%).
Publicidade
A lei que impede a mudança, diz:
"Art. 1º Não se modificará o nome de logradouros públicos no Município de Niterói, que perdurarem durante os últimos 20 (vinte) anos na memória e na cultura da população. (Redação dada pela Lei nº 2755/2010)

Art. 2º Fica considerada nula e insubsistente toda e qualquer homenagem que tenha tido o objetivo de nominar logradouros públicos municipais, hospitais, praças, postos de saúde, escolas e creches, em desacordo com o disposto no art. 1º da Deliberação nº 2.862/73.
Publicidade
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PREFEITURA MUNICIPAL de Niterói, 15 de julho de 2004.

GODOFREDO PINTO
Prefeito"
Leia mais