A solenidade é realizada anualmente desde 2003 na Câmara de Vereadores.Divulgação

A Câmara de Vereadores de Niterói vai realizar, na próxima segunda-feira (17/4), às 18h30min., uma Sessão Solene em homenagem às vítimas do Holocausto e pela Paz. A solenidade é realizada anualmente desde 2003 e, neste ano, também marca os 16 anos da Lei número 2323, em homenagem às vítimas do Holocausto.

Além da sessão solene, o Legislativo vai promover uma exposição intitulada "Os 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia". A exposição será realizada no Salão Nobre da Câmara, de 14 a 30 de abril de 2023.

O Levante do Gueto de Varsóvia foi um evento histórico que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, quando os judeus na Polônia, resistiram à deportação em massa para campos de concentração nazistas. O levante foi liderado pela organização judaica de resistência, a Zydowska Organizacja Bojowa (ZOB), e durou quase um mês. Embora os judeus tenham sido derrotados, o levante inspirou outras resistências dentro dos campos de concentração e é lembrado como um exemplo de coragem e determinação na luta contra a opressão.

O mês de Abril é escolhido pela Câmara Municipal e pelas instituições judaicas de Niterói por simbolicamente mostrar a luta de um pequeno grupo de pessoas que, apesar do poder do inimigo, não hesitou em sacrificar suas próprias vidas por acreditar em um ideal: a Paz e a Justiça.
"A Câmara Municipal de Niterói convida a todos para a Sessão Solene e a exposição em homenagem às vítimas do Holocausto e pela Paz", afirmou o poder público no texto.