Cesar Cielo: presença confirmada no evento do Teatro PopularDivulgação/Ascom

Niterói – O Teatro Popular Oscar Niemeyer será palco, no próximo sábado (05), das 9h às 18h, do congresso 'Imersão VA’A', um dos principais encontros do Brasil para falar sobre a canoa havaiana. O evento terá a presença de Cesar Ciello e do multi campeão da modalidade, o taitiano Steeve Teihotaata. As inscrições ainda seguem disponíveis no site.  

Com presenças de grandes personalidades, o evento 'Imersão VA´A' pretende trazer muita informação e diversão. "O objetivo é promover o debate entre atletas e profissionais relacionados ao esporte para um dia de muito aprendizado para os participantes. Teremos atletas medalhistas nas principais competições do mundo e um dos maiores nomes da canoa polinésia, vindo direto do Tahiti", destacou Tiago Martins, presidente da FCHERJ, Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ).

O evento terá as presenças do recordista mundial e campeão olímpico dos 50 e 100 metros livres de Natação, César Cielo, com palestra a partir das 11h, do campeão Pan-Americano, argentino naturalizado brasileiro, Sebastían Cuattrin, canoísta, membro da canoagem do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB. No currículo, ele tem onze medalhas em Jogos Pan-americanos (um ouro, seis pratas e quatro bronzes) e quatro participações olímpicas.

O maior nome da canoa polinésia também estará no evento. O taitiano Steeve Teihotaata, campeão das principais provas do VA’A, entre elas o tetracampeonato do Te Aito , Super Aito, tricampeonato do Molokai to Oahu e pentacampeonato do Molokai Hoe.

O tema da psicologia no esporte também será abordado com a Dra. Suzy Fleury, que foi membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol, autora do livro Competência Emocional, Membro da ICF – International Coaching Federation. E o congresso terá também a palestra de Lena Ribeiro, atleta campeã Pan-Americana de SUP (Stand Up Paddle) e Nutricionista.

SOBRE O VA’A:

A história do va’a – canoagem havaiana – no Brasil teve seu início em setembro de 2000, com a chegada da canoa Lanakila. Mas há quem considere que essa história começou antes. No entanto, é fundamental reconhecer a importância da chegada da Lanakila. Ela não foi somente a primeira canoa a navegar em águas brasileiras, mas a primeira a navegar no continente sul-americano. Assim como a Hokule’a foi importante para resgatar as tradições do povo havaiano nos anos 1970, a Lanakila foi de fundamental importância na introdução do esporte no Brasil. Mas você sabe como essa canoa veio parar em águas brasileiras?
De todas as pessoas envolvidas nesta história, devemos destacar os dois protagonistas: o carioca Ronald Williams e o santista Fábio Paiva. Ronald e Paiva foram, de fato, pioneiros do va’a nacional, ambos encontraram diversas dificuldades e barreiras e nunca desistiram do sonho de trazer uma embarcação tão exótica e diferente para o Brasil. Ronald, além de trazer a Lanakila, foi o responsável pela introdução do esporte e as tradições do va’a no Rio de Janeiro e outras regiões. Já Fábio Paiva, responsável pela montagem de Lanakila e a partir dela fabricar dezenas de canoas havaianas, foi quem introduziu e popularizou o esporte em São Paulo e também em outros estados.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

09h     - Mesa Redonda de Nutrição com Lena Ribeiro
10h     - Como a psicologia afeta na performance ? com Dra. Suzy Fleury
11h     - César Cielo
13h30 - Planejamento de Excelência na Preparação de Atletas com Sebastían Cuattrin
15h     - Steeve Teihotaata
16h45 - Lançamento Rio 2025 - Daniel Bueno e Tiago Martins