Complexo esportivo Caio Martins: população aguarda as melhorias anunciadasReprodução/Internet
Obras de drenagem e manutenção do Caio Martins seguem em planejamento e execução
Grupo de trabalho analisa propostas e parceria entre Prefeitura Municipal de Niterói e Governo do Estado para atender as reivindicações dos cidadãos
Niterói – Na última semana, muito se falou sobre a revitalização geral do Caio Martins. Solicitação dos moradores do bairro a quase duas décadas, as melhorias no entorno do complexo esportivo sua própria reforma e manutenção podem estar próximos da realidade. Investimentos de R$ 2 milhões foram anunciados no início do mês, pelo Governo do Estado, e agora o deputado estadual Vitor Junior, membro do grupo de trabalho (GT) que está debatendo as propostas para o equipamento público, articula a realização das obras de drenagem. Moradores e frequentadores esperam, por exemplo, pelo fim dos alagamentos na região --já que o Caio Martins é um patrimônio até então mal cuidado em Niterói.
Segundo Vitor Junior, a gestão municipal deu início ao processo de licitação que vai contratar o projeto para fazer os estudos e definir qual a melhor solução de drenagem para o entorno do Caio Martins. “A partir deste estudo serão definidas as intervenções necessárias. A drenagem da bacia do Rio Icaraí é uma obra esperada há pelo menos 50, 60 anos pela população. Nosso objetivo é lutar também por um projeto urbanístico para melhorar a fluidez nas ruas do entorno. Vamos tratar destes problemas crônicos, além, claro, da revitalização do interior do complexo esportivo, ouvindo a população para saber o que ela deseja”, explicou. E foi além: “Quero fazer um registro bem claro: não vamos ter shopping, não vamos ter prédio, aquele equipamento não será um espaço privado. Será um espaço público, onde vamos permitir que a população de Niterói possa circular, com atividades na área de esporte, como o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, já vem realizando ao longo desses últimos meses, retomando algumas atividades. Além disso, vamos trazer mais entretenimento e cultura para todo o complexo. Vamos ouvir a população, dialogar com os segmentos da área do esporte, com a área da cultura, com o Ministério Público Estadual e a Câmara de Vereadores. Não podemos permitir que os portões do Caio Martins fiquem fechados sem trazer benefício para a população de Niterói”, disse o parlamentar, que agradeceu à parceria entre a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, responsabilidade de Rafael Picciani, e a Secretaria de Esporte de Niterói, comandada por Luiz Carlos Gallo.
INTERVENÇÕES
O Grupo de Trabalho, que é composto por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alerj), Prefeitura e Câmara Municipal de Niterói, já acertou o cronograma de intervenções. O GT prevê ainda consultas públicas à população.
O complexo esportivo – também chamado de estádio – Caio Martins é uma referência não só para os niteroienses como também para a população da Região Metropolitana. Palco de shows, feiras, congressos, e espaço para natação e futebol, entre outros esportes, precisa de uma reforma estrutural completa. Em março, quando espaços internos como vestiários, banheiros e áreas comuns, foram reformados, as atividades gratuitas foram retomadas no local.
Estão previstas a construção de uma calçada ao redor do complexo, nova pintura do telhado, ampliação da arquibancada, além da reforma do ginásio. Uma piscina extra, destinada a idosos e crianças, além de três quadras esportivas completamente reformadas serão oferecidas aos frequentadores do Caio Martins. Finalizando, para melhorar a realização de treinos e eventos serão instalados novos refletores no ginásio e na piscina. Novas atividades para atender, principalmente, às famílias e crianças que vivem em áreas de especial interesse social também serão implementadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.