Banda Um Amô: sambas pop na Feijoada do Quilombo do Grotão, no Engenho do MatoDivulgação/Ascom

Niterói – A já tradicional Feijoada do Quilombo do Grotão apresenta no próximo sábado (19), a partir das 12h, a banda Um Amô – que mostra repertório com sucessos de várias décadas, baseado no samba pop. O evento acontece na sede do Quilombo (Rua 41 – Sítio 77 – Engenho do Mato), na Região Oceânica de Niterói, e traz sucessos autorais como “Não Estraga o Black”, além de clássicos de grandes sambistas mulheres como Beth Carvalho e Clementina de Jesus estarão no repertório da comemoração.
A Banda Um Amô, formada por quatro mulheres pretas, ritmistas de escolas de Samba como Vila Isabel e Virdouro, multi-instrumentistas do mundo do samba, tem como proposta atingir cada vez mais o coração das pessoas por meio da percussão, entregando em seus shows altas doses de alegria, com muita interatividade, energia e alto astral. A banda é composta por Mariana Braga, vocal, violão e cavaco, Thalita Santos nos Surdos 1, 2 e 3, Allana Marinho no tamborim e repique, e Bia Tinoco na Caixa.
O projeto no Quilombo é uma grande oportunidade de valorização ao samba pop nacional, mostrando que os instrumentos característicos de escolas de samba como surdos, caixas e tamborins transcendem o carnaval e se provam versáteis em releituras de clássicos da Música Popular Brasileira. “Queremos ir além do samba enredo, levando nossos instrumentos, que são a nossa raiz verdadeira para outros gêneros, mostrando a nossa versatilidade. Além disso, é fundamental mostrar a potência da mulher preta, a representatividade. Muitos não sabem, mas no passado mulheres eram proibidas de tocar em bateria, com isso quebramos dois paradigmas e isso é especial demais para nós”, explica Thalita Santos, integrante da banda. O couvert artístico tem o valor de R$30,00 no dinheiro ou R$35,00 no cartão.