Publicado 18/06/2021 17:11 | Atualizado 18/06/2021 17:14
Nesta sexta-feira (18/06), o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), esteve no Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins para doar sangue. Enquanto fazia a doação, o prefeito usou suas redes sociais para incentivar a população a fazer o mesmo e, com isso, garantir que o estoque de sangue da unidade seja normalizado.
“Convido a todos a expressar esse ato de amor ao próximo, um ato voluntário. Vamos ajudar, contribuir para salvar vidas”, afirmou Johnny Maycon, que também aproveitou o momento para agradecer os profissionais da unidade pelo trabalho.
Esta semana, a Prefeitura emitiu um alerta sobre a situação do estoque do banco de sangue do Hemocentro. Segundo o município, o estoque de sangue tipo O+, por exemplo, está em situação crítica. Sendo assim, foi solicitado que quem possa doar compareça na unidade, que atende 13 municípios da Região Serrana.
Junho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, com o “Junho Vermelho”, mas a doação para a unidade é uma questão de colaboração da população durante todo o ano. Neste período de pandemia, o número de doadores caiu significativamente, o que leva ao pedido urgente.
O Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30. A unidade atende 13 municípios da região: Nova Friburgo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Duas Barras, Carmo, Cordeiro, Bom Jardim, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.
Para doar basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 16 (somente com autorização dos pais) e 70 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
No entanto, algumas situações impedem a doação temporariamente, tais como: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana), amamentação (até 1 ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias ou extração dentária, tatuagem ou piercing com menos de 1 ano.
Em caso de vacinação, o doador precisa informar quando recebeu a vacina, pois o impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. Quem recebeu transfusão de sangue fica impedido de doar por 1 ano. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.