Este é o terceiro ecoponto do Programa Ecoenel em Petrópolis para troca resíduos recicláveis por bônus na fatura de energiaDivulgação

Petrópolis – O município de Petrópolis conta com mais um ecoponto do programa Ecoenel, para troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia. O ecoponto Corrêas, localizado na Estrada União e Industria, 4.628, foi inaugurado neste mês, em parceria com a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). O ecoponto Corrêas estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 8h30 às 12h.

O programa Ecoenel conta com 86 pontos de coleta nas cidades da área de concessão da distribuidora, sendo três em Petrópolis. Nos ecopontos, podem ser trocados papelão, revistas, jornais, latinhas de alumínio, sucata de metal, latas de (leite, milho e extrato), garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e embalagens longa vida. Os resíduos pesados no ecoponto geram um valor, que depois é creditado na conta de energia dos participantes do programa.
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode aderir ao programa. Para participar, basta apresentar a conta de energia do titular da residência para realização do primeiro cadastro. Em seguida, o cliente receberá um cartão de registro que poderá ser utilizado em qualquer ponto do Ecoenel da área de concessão da Enel Distribuição Rio.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, variando conforme a cidade e a empresa recicladora parceira. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS. Acesse o site da Enel em www.enel.com.br. e confira mais detalhes sobre o programa, os endereços dos ecopontos e os horários de funcionamento.

Por meio do Ecoenel, a distribuidora arrecadou mais de 1,4 mil toneladas de resíduos no ano passado, o que colaborou para evitar a emissão de aproximadamente 4,4 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Esse montante também possibilitou a economia de mais de 6,5 mil MWh de energia, o suficiente para abastecer mensalmente cerca de 3,18 mil famílias por um ano. Além disso, o programa contribuiu para a preservação de 11,5 mil árvores, por meio da reciclagem de papel. Desde 2020, cerca de 7,9 mil clientes da Enel Rio já foram beneficiados pelo programa.

Sobre o Ecoenel
O programa é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em prática ambiental. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU. Nos últimos quatro anos, foram creditados cerca de R$ 1,9 milhões em bônus na conta de luz de mais de 7 mil clientes da Enel Distribuição Rio, que destinaram mais de 4,8 mil toneladas de materiais recicláveis nos ecopontos do programa.
Serviço
Ecoponto Corrêas: Estrada União e Industria 4.628, Corrêas
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h

Outros ecopontos em Petrópolis
Ecoponto Praça do Quitandinha: Rua General Rondon 400
Ecoponto Araras: Rua Estrada Bernardo Coutinho, 3.435
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, e aos sábados, das 8h às 12h
Resíduos aceitos: sucata de ferro, jornal, papel misto, papelão, revista, pet, vidro, plástico filme, lata alumínio, óleo de cozinha.