Armas apreendidas com suspeitos durante confronto em comunidade de Belford Roxo. Cidade é uma das que mais tem tiroteiosDivulgação
Por RAFAEL NASCIMENTO
Publicado 20/07/2019 17:37 | Atualizado 20/07/2019 19:15
Rio - De segunda-feira até às 12h deste sábado, 52 pessoas foram baleadas e 25 morreram em 142 tiroteios que aconteceram no Grande Rio — Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Os dados foram divulgados em primeira mão ao DIA pelo aplicativo Fogo Cruzado. Segundo o relatório, 43 destes confrontos aconteceram com a presença de agentes de segurança.
Um desses confrontos aconteceram na manhã de hoje — durante uma ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) — na Comunidade da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Desde o começo do ano 1.559 pessoas foram baleadas, com 843 mortes.
Publicidade
Fuzis apreendidos, além de drogas, no Complexo da Penha. Duas pessoas foram baleadasDivulgação
Segundo os dados, das 52 baleadas nesta semana — 48 pessoas foram atingidas em operações policiais. No município de São Gonçalo, na Região Metropolitana, foram seis baleados (dois mortos e quatro feridos), seguido por Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, com cinco vítimas (dois mortos e três feridos). Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, quatro pessoas foram atingidas por disparos e morreram. No bairro do Catumbi, na Zona Norte do Rio, o aplicativo registrou quatro mortos. Já em Niterói, três pessoas foram atingidas.
Publicidade
Ao DIA, o Fogo Cruzado informou que a cidade do Rio foi a que mais registrou tiroteios. Foram 100 confrontos. Já em Niterói houve 11 trocas de tiros. Seguido por São Gonçalo (10), Duque de Caxias (7) e Belford Roxo (7). 
Em sete meses mais de 1.559 pessoas baleadas

Entre os 1.559 baleados, sete eram crianças com menos de 12 anos, 11 adolescentes e oito idosos com mais de 60 anos. Além de oito cachorros alvejados por balas perdidas. Das crianças atingidas, duas morreram. Assim como dois adolescentes e três idosos.
Publicidade
A cidade do Rio registrou o maior número de vítimas. Seguido por São Gonçalo, Niterói, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí e Nilópolis.
Já os bairros que registraram o maior número de pessoas baleadas e mortas em sete meses, o Complexo da Penha lidera o ranking. Seguido por Complexo da Maré, Jóquei (em São Gonçalo), Manguinhos, Catumbi, Complexo do Alemão, Costas Barros e Marechal Hermes.
Publicidade
Ranking dos hospitais que recebem mais baleados

Ao DIA a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou os hospitais que mais recebem pessoas baleadas na cidade do Rio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os hospitais Albert Schweitzer, em Realengo, e Salgado Filho, no Méier, encabeçam a listagem das unidades de saúde que receberam mais vítimas de disparos até agora. No Albert Schweitzer entre janeiro e março, 207 pacientes deram entrada na unidade. Já no Salgado Filho foram 113. Logo em seguida aparecem o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, com 81 pacientes, Lourenço Jorge, na Barra, com 59 vítimas; Hospital Miguel Couto, no Leblon, com 40 baleados e Hospital Pedro II, em Santa Cruz, com 18 vítimas. A Secretaria Municipal de Saúde não informou o total de pessoas que não resistiram e morreram.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que, até o dia 31 de maio, as cinco unidades de urgência e emergência da rede estadual atenderam 1050 vítimas de perfuração por arma de fogo. De acordo com a pasta, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, atendeu 308 pessoas. Já o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, recebeu 281 vítimas de tiros. Ainda de acordo com a secretaria, o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, atendeu 271 pessoas; o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, 115 vítimas e Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, outros 75 pacientes.
Publicidade
Nem a Polícia Civil e nem a Polícia Militar quiseram comentar os números do aplicativo Fogo Cruzado.