Moradores filmam ação da PM no Morro dos Macacos. Suspeito foi baleado e mortoReprodução
Por O Dia
Publicado 25/01/2021 10:58
Rio - Um vídeo divulgado por moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, mostra uma ação da Polícia Militar que terminou com a morte de um suspeito. A cena foi flagrada na noite deste domingo (24). Testemunhas contaram que o tiroteio entre PMs da UPP Macacos e traficantes ocorreu em uma rua que tinha movimentação de crianças brincando. 
Uma moradora usa o celular para filmar a ação policial e acusa os PMs de atirarem na direção onde as crianças estavam.
Publicidade
Na mesma imagem, onde um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas aparece baleado no chão, os policiais são hostilizados por alguns moradores. Além de xingamentos, algumas pessoas mais exaltadas vão para cima dos agentes de segurança. 
O vídeo também mostra os policiais jogando o suspeito na caçamba da viatura. Não se sabe se ele ainda estava vivo no momento que é colocado no espaço.
Publicidade
Segundo informações dos PMs envolvidos na ocorrência, o suspeito baleado foi identificado pelo apelido de Podcast. Ele era conhecido por postar fotos nas redes sociais com armamentos pesados. 
Procurada, a assessoria da PM disse que "policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos estavam em deslocamento pela comunidade Morro dos Macacos, em Vila Isabel, quando avistaram indivíduos armados. Esses indivíduos fizeram disparos de arma de fogo ao verem a equipe policial, ocorrendo reação. Após o confronto os policiais encontraram o suspeito baleado. Houve apreensão de arma e drogas"
Publicidade
Região é alvo 'fácil' de confrontos entre facções
A comunidade Morros dos Macacos segue sendo palco de disputas de poder entre 'chefões' do tráfico. Em julho de 2020, o local perdeu sua principal liderança por decisão do Terceiro Comando Puro (TCP) quando o  traficante Scooby foi tirado do poder pela própria facção. Com isso, a região passou a ser vista com vulnerabilidade por traficantes de comunidades nos arredores.
Publicidade
Além disso, os intensos confrontos entre PM e criminosos se tornaram comuns para os moradores que relatam nas redes sociais o medo de morar na região. Em agosto de 2020, um jovem foi morto durante um torneio de futsal realizado no dia 14, em uma quadra no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.
Segundo testemunhas, Caio Gabriel Vieira da Silva, de 20 anos, participava do campeonato quando policiais militares da UPP local tentaram interromper o evento, que contava com cerca de 300 pessoas. Familiares e amigos afirmam que Caio foi morto com quatro tiros de fuzil pelas costas. Nas redes sociais, a camiseta usada pelo jovem aparece manchada de sangue. 
Leia mais