Oscar Rabello, de 97 anos, recebe a vacina de Oxford/AstraZeneca num posto de vacinação drive-thruArquivo Pessoal
Por O Dia
Publicado 04/02/2021 08:41 | Atualizado 04/02/2021 15:26
Rio - Pessoas com comorbidades devem ser vacinadas em abril no município do Rio, após os idosos com mais de 60 anos, que devem ser contemplados em março. A previsão foi anunciada nesta quinta-feira pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. O cumprimento do cronograma depende da chegada de novas remessas dos imunizantes.  A capital deve receber um novo lote de vacinas na segunda ou terça-feira da próxima semana, após a liberação de 4,1 milhões de doses prevista pelo Instituto Butantan, de São Paulo, para todo o Brasil nesta sexta-feira.
Soranz confirmou a expectativa de que todos os idosos acima de 75 anos sejam vacinados em fevereiro e todos acima de 60, em março. No entanto, ressaltou que um calendário com datas para aplicação da vacina em março que está sendo compartilhado na internet é falso. A Secretaria Municipal de Saúde não detalhou como será realizada a vacinação para as pessoas com comorbidades.

"O Instituto Butantan tem 4,1 milhões de doses para o Brasil todo, que devem ser liberadas nesta sexta-feira. A previsão é que elas cheguem até a segunda ou terça-feira da semana que vem", disse Soranz, em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo. Questionado se poderá haver nova antecipação do calendário, ele não descartou a hipótese. O número de doses que serão destinadas ao Rio não foi informado.
Publicidade
"A gente já antecipou esse calendário. A previsão (inicial) era vacinar só o grupo até 80 anos em fevereiro. Sai de 220 mil para 320 mil idosos a serem vacinados (com a antecipação para vacinar todos acima de 75 anos em fevereiro), que é um número bastante expressivo para essa primeira etapa da vacina", ressaltou.
Publicidade
1/02 - Pessoas a partir de 99 anos
2/02 - Pessoas a partir de 98 anos
3/02 - Pessoas a partir de 94 anos
4/02 - Pessoas a partir de 92 anos
5/02 - Pessoas a partir de 90 anos
6/02 - Pessoas a partir de 90 anos
8/02 - Pessoas a partir de 89 anos
9/02 - Pessoas de 88 anos
10/02 - Pessoas de 87 anos
11/02 - Pessoas de 86 anos
12/02 - Pessoas de 85 anos
13/02 - Pessoas a partir de 85 anos
15/02 - Pessoas de 84 anos
16/02 - Pessoas de 83 anos
17/02 - Pessoas de 82 anos
18/02 - Pessoas de 81 anos
19/02 - Pessoas de 80 anos
20/02 - Pessoas a partir de 80 anos
22/02 - Pessoas de 79 anos
23/02 - Pessoas de 78 anos
24/02 - Pessoas de 77 anos
25/02 - Pessoas de 76 anos
26/02 - Pessoas de 75 anos
27/02 - Pessoas a partir de 75 anos

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais um cronograma com datas para a vacinação dos idosos em março. Essas datas ainda não foram definidas, informou o secretário. "É um calendário que não foi produzido pela Secretaria Municipal de Saúde. Em março, a gente prevê vacinar todos os idosos acima de 60 anos. Finalizaremos os idosos acima de 75 anos em fevereiro", disse Soranz.

O calendário previsto pela Secretaria Municipal de Saúde depende do fluxo de chegada de novas doses das vacinas. O secretário explicou que a vacinação está sempre no limite e que o Instituto Butantan e a Fiocruz se comprometeram a enviar as doses de maneira organizada para que não falte vacina. "A prefeitura do rio é uma das capitais que mais vacinou, mais de 2% da nossa população, e a gente está sempre no limite da vacinação. É assim que tem que ser", afirmou.

Orientação é priorizar drive-thru aos sábados

O secretário municipal de saúde admitiu os problemas apontados no posto de vacinação drive-thru da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) nessa quarta-feira, dia destinado para a vacinação dos maiores de 94 anos. Como mostrou reportagem do DIA, houve muita fila, reclamação de até duas horas de espera e as doses chegaram a acabar momentaneamente no local. A partir desta quinta, segundo Soranz, haverá mais profissionais de saúde no local para reduzir os transtornos.
"A prefeitura tem 236 pontos de vacinação espalhados pela cidade. O Tempo médio de espera foi de 15 a 20 minutos nos postos de saúde, mas a gente teve uma intercorrência na uerj. O dimensionamento foi pequeno. Triplicamos o número de vacinadores e esperamos que o tempo de espera seja bem menor", esclareceu Soranz.
Publicidade
Maiores de 90 anos serão atendidos em drive-thrus neste sábado

Para reduzir a sobrecarga nos postos de vacinação, o secretário orientou a população a priorizar os postos drive-thru que serão montados em dez pontos do Rio aos sábados para atender as pessoas que não conseguiram receber a vacina nos centros municipais de sáude ou clínicas da família durante a semana. Neste sábado, serão atendidos os maiores de 90 anos.
A primeira rodada dos drive-thru ocorrerá neste sábado, das 8h às 12h. Apenas pessoas das faixas etárias contempladas entre segunda e sexta-feira da mesma semana nos postos de vacinação poderão recorrer à "repescagem" nos sábados. "A recomendação da prefeitura é que procure os 10 drive-thrus que estarão espalhados em 10 pontos pela cidade. Se a pessoas puderem dar preferencia para o drive-thru no sábado, para a gente será muito melhor", concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha de vacinação nas 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, além de postos drive-thru. Na Uerj, o posto drive-thru funciona das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a partir de 6 de fevereiro, haverá vacinação no sistema drive-thru, de 8h às 12h, nas policlínicas Lincoln de Freitas Filho (Santa Cruz) e Guilherme Manoel da Silveira (Bangu), no CMS Belizário Penna (Campo Grande), no Sambódromo, na Cidade Universitária e no campus da UFRJ, em Botafogo, no Parque Madureira, no Estádio do Engenhão e no Parque Olímpico.
Leia mais