Publicado 07/07/2021 07:45
Rio - A prefeitura do Rio divulgou, na manhã desta quarta-feira, o calendário de vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias. A campanha foi prorrogada até agosto e a vacina será estendida para a população em geral. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as datas respeitam o escalonamento por faixas etárias para evitar aglomerações nas unidades de saúde. A partir da próxima quarta-feira (14), começa a imunização contra gripe para os bebês a partir de 6 meses até os jovens de 17 anos. Entre os dias 21 e 30 de julho, será a vez dos adultos de 51 a 60 anos.
Depois do grupo de 51 a 60 anos, as faixas etárias vão diminuindo e a imunização contra o vírus da influenza encerra no dia 30 de agosto com a imunização de pessoas entre 18 e 30 anos de idade.
Confira o calendário:
14/07 a 28/07: 6 meses a 17 anos
21/07 a 30/07: 51 a 60 anos
28/08 a 10/08: 41 a 50 anos
10/08 a 18/08: 31 a 40 anos
18/08 a 30/08: 18 a 30 anos
Os pontos de vacinação para a gripe são os postos de saúde, centros municipais, clínicas da família e demais unidades da rede pública.
A prefeitura ressaltou que a população respeite o intervalo entre as vacinas. É necessário aguardar 14 dias entre a vacina de covid-19 e a da gripe.
Ampliação da vacinação contra a gripe
No último sábado, o Ministério da Saúde autorizou os estados e municípios a ampliarem a vacinação contra gripe para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. A recomendação é que a imunização seja feita em pessoas a partir de 6 meses de idade. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o objetivo da campanha é diminuir os casos graves da doença que pressionam o sistema de saúde do país.
De acordo com dados da pasta, dos 79 milhões de brasileiros que se enquadram nos grupos prioritários, cerca de 34,2 milhões já foram vacinados contra a influenza, o que representa 42% do público-alvo em geral.
Aqueles que forem se imunizar devem ficar atentos aos cronogramas divulgados por seus respectivos municípios. Para se vacinar, basta consultar um local de imunização mais próximo e comparecer portando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta, os agentes de saúde preencherão uma nova.
A pasta também recomenda que aqueles que estiverem prestes a serem vacinados contra covid-19 tomem primeiramente o imunizante contra o coronavírus. Após isso, a orientação é esperar no mínimo 14 dias para receber a vacina contra a gripe.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio informou que, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, "irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde e ampliar os grupos a serem vacinados", sem dar maiores detalhes.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.