Vacinação contra gripe em Volta RedondaDivulgação

Por Tatiane Gomes*
Rio - O Ministério da Saúde (MS) divulgou nessa segunda-feira dados que apontam para a baixa cobertura vacinal da gripe no estado do Rio. A pasta mostra que apenas 31,8% do público prioritário foi imunizado contra a doença. De um total de 5,8 milhões de doses do imunizante, enviadas ao estado, somente 2,2 milhões foram aplicadas.
Em relação a outros estados, o Rio é o sexto com o menor índice de cobertura vacinal do grupo prioritário. Confira a lista:
Publicidade
- Rio Grande do Norte: 2,2%
- Acre: 19,6%
Publicidade
- Rondônia: 25,4%
- Roraima: 25,6%
Publicidade
- Pará: 28,3%
- Rio de Janeiro: 31,8%
Publicidade
A campanha tem mais de 80 milhões de doses de vacinas influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo, que foi contemplado em três etapas.
Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Publicidade
Na Clínica da Família Estácio de Sá, o pequeno Davi, de 9 meses, recebeu nesta terça-feira a primeira dose da vacina da gripe. Com ele, estava a mãe, Camile Vitória, de 18 anos, que contou sobre a falta de informação em relação ao imunizante contra influenza.
"Cheguei lá no posto para que ele tomasse a vacina dos 9 meses e a profissional me perguntou se já havia tomado a vacina da gripe. Foi assim que eu fiquei sabendo dessa vacinação. Eu não estava sabendo de nada, só fiquei sabendo quando eu fui lá [na clínica]", explicou a mãe.
Publicidade
Ampliação da vacinação contra a gripe
Neste último sábado, o MS autorizou os estados e municípios a ampliarem a vacinação contra gripe para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. A recomendação é que a imunização seja feita em pessoas a partir de 6 meses de idade. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o objetivo da campanha é diminuir os casos graves da doença que pressionam o sistema de saúde do país.
Publicidade
De acordo com dados da pasta, dos 79 milhões de brasileiros que se enquadram nos grupos prioritários, cerca de 34,2 milhões já foram vacinados contra a influenza, o que representa 42% do público-alvo em geral.
Aqueles que forem se imunizar devem ficar atentos aos cronogramas divulgados por seus respectivos municípios. Para se vacinar, basta consultar um local de imunização mais próximo e comparecer portando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta, os agentes de saúde preencherão uma nova.
Publicidade
A pasta também recomenda que aqueles que estiverem prestes a serem vacinados contra covid-19 tomem primeiramente o imunizante contra o coronavírus. Após isso, a orientação é esperar no mínimo 14 dias para receber a vacina contra a gripe. 
O DIA procurou as secretarias de saúde para tratar sobre o novo planejamento de vacinação contra gripe, que passará a incluir a população em geral. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, "irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde e ampliar os grupos a serem vacinados", sem dar maiores detalhes.
Publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que também vai seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde na campanha de vacinação. "Demais informações serão divulgadas oportunamente", finalizou a secretaria em nota. 
Estagiária sob supervisão de Bernardo Costa*