
Publicado 24/08/2021 09:41
Rio - A Polícia Federal apreendeu R$ 827 mil em espécie em posse do bando de traficantes que utilizava mergulhadores e embarcações para enviar drogas do Brasil para a Holanda. A operação 'Tamoios', deflagrada nesta terça-feira (24) após dois anos de investigação, também apreendeu 14 carros de luxo e bloqueou judicialmente seis imóveis de alto padrão, no Rio de Janeiro, em Mangaratiba, município da Costa Verde do estado, e em Guarapari, no Espírito Santo. Doze mandados de prisão preventiva foram cumpridos, oito no Rio e quatro no estado capixaba.
Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo contava com especialistas em mergulho e pesca artesanal, que agiam tanto para despistar a polícia, usando o argumento de pesca recreativa, quanto para colocar as drogas nas embarcações.
As remessas de entorpecentes saíam do Rio para o Espírito Santo. Lá, com a ajuda de mergulhadores, criminosos colocavam as drogas nos cascos dos navios que tinham o Porto de Roterdã, na Holanda, como destino final.
"Essa organização trabalha de uma forma um pouco diferente na exportação do material ilícito. A gente está acostumado a ter a inserção de drogas em contêineres. Essa organização é um pouco distinta, usa mergulhadores para fazer a inserção no casco do navio", explicou o delegado Bruno Tavares, chefe da Delegacia de Repressão às Drogas da PF no Rio de Janeiro.
Ao longo da investigação, a Polícia Federal apreendeu 200 kg de cloridrato de cocaína. Outros 50 kg de maconha foram encontrados na casa de um dos suspeitos, localizado no Espírito Santo.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.