Preso na operação Tamoios chega à sede da Polícia Federal, na Praça MauáREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA

Rio - A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (24) 12 pessoas na operação 'Tamoios', para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. O bando usava meios marítimos para enviar os entorpecentes do Brasil para a Holanda. Seis imóveis de alto padrão foram bloqueados judicialmente, além de 14 veículos de luxo apreendidos. Dos 12 mandados, oito foram cumpridos no Rio de Janeiro, e outros quatro no Espírito Santo.
Publicidade
Durante a investigação, que durou dois anos, a Polícia Federal apurou que a quadrilha utilizava pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais para colocar as drogas nos cascos dos navios, que tinham como destino final o Porto de Roterdã, na Holanda.
Publicidade
"Essa organização trabalha de uma forma um pouco diferente na exportação do material ilícito. A gente está acostumado a ter a inserção de drogas em contêineres. Essa organização é um pouco distinta, usa mergulhadores para fazer a inserção no casco do navio", explicou o delegado Bruno Tavares, chefe da Delegacia de Repressão às Drogas da PF no Rio de Janeiro.
Publicidade
Ao longo da investigação, a Polícia Federal apreendeu mais de 200 kg de cloridrato de cocaína, 14 veículos de luxo e encontraram seis imóveis de alto padrão pertencentes ao grupo, no Rio, Mangaratiba (RJ) e Guarapari (ES). Também foram apreendidos R$ 827 mil em espécie.