O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, anunciaram nesta terça-feira (24/08) a retomada das obras do BRT Transbrasil. Ao todo, as intervenções contemplam 26 km de vias e outra novidade será a expansão do VLT até São Cristóvão, onde será construído o Terminal Intermodal Gentileza.Marcos Porto

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou na manhã desta terça-feira (24) a retomada das obras do BRT Transbrasil junto ao projeto do terminal Gentileza, que irá realizar a integração entre o corredor e o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O município vai desembolsar R$ 9 milhões somados a outros R$ 361 milhões que serão repassados através do governo federal para concluir o projeto, que foi iniciado em 2014 e tem previsão para ser concluído até o fim de 2023.


Durante a inauguração, Paes criticou a antiga gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella, que deixou o projeto inacabado. "De tudo que foi abandonado nos últimos anos no Rio, essa aqui é a obra mais valiosa. Ela tinha dinheiro do governo federal. Para essa obra nunca houve falta de recursos, foi só incompetência mesmo. Deixaram de gerar emprego em uma cidade com tantos problemas por absoluta falta de competência".

A previsão é que o corredor Transbrasil seja finalizado em 2023. O corredor terá a extensão de 26 quilômetros, ligando Deodoro até o Centro do Rio, e contará com 18 estações a serem entregues. A prefeitura adicionou ainda a criação de quatro terminais que serão responsáveis por realizar a integração dos diferentes modais de transporte.
Publicidade
Estagiário sob a supervisão de Gustavo Ribeiro*