O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, anunciaram nesta terça-feira (24) a retomada das obras do BRT Transbrasil.Marcos Porto/Agência O Dia

Rio - Com a retomada das obras do BRT Transbrasil - iniciada em 2014 - a prefeitura do Rio anunciou que o novo corredor contará com três terminais rodoviários para a cidade e um quarto intermodal, com integração para o sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); serão eles: Deodoro, Margaridas, Missões e intermodal batizado de Gentileza, que vão realizar a cobertura de transporte entre a Zona Oeste, Norte e a Região Central. O secretário municipal de Infraestrutura, Jorge Arraes, explicou ainda que as novas unidades vão ter uma área comercial e integração para outros modais. A previsão é que todo o projeto fique pronto até o fim de 2023.

"O terminal Deodoro será maior e mais complexo, porque além da proximidade com a linha do trem e a ferrovia, ele vai fazer a integração com a Transolímpica. A gente alterou esse projeto e ele terá duas plataformas de BRT no nível superior e plataformas para mais linhas alimentadoras no nível térreo. Já o terminal Gentileza, no Gasômetro, na Região Central do Rio, será multimodal, porque vai integrar três modais. Ele integra o VLT, e faremos uma extensão da estação Praia Formosa e da rodoviária para o novo terminal. Além disso, é claro que realizar uma obra dessa também contará com reformas para promover uma urbanização em toda a região do entorno", explicou o secretário.

Para a realização destas obras já foram contratados 80 trabalhadores da área da construção civil e, até o fim do mês, outros 500 vão participar das ações. A previsão da prefeitura é que sejam gerados, até janeiro de 2022, aproximadamente 1.800 empregos. A administração municipal também desembolsou R$ 9 milhões para o recapeamento do asfalto e construção das estações. Já o governo federal financiou o projeto com R$ 361 milhões.

O BRT Transbrasil tem demanda estimada em 150 mil usuários, podendo chegar a 250 mil pessoas transportadas diariamente. "Vamos concluir agora essa obra que é muito impactante para a cidade. A quantidade de ônibus que chega da Baixada Fluminense ao Centro do Rio é uma loucura. A gente precisa integrar tudo nos terminais do BRT. O trabalhador não precisa pagar outra passagem, chega aqui com conforto, integra com o VLT e vai trabalhar. Temos três corredores já implantados. Agora é terminar essa obra e colocar para funcionar", afirmou o prefeito Eduardo Paes, que também esteve presente na inauguração.


Retomada do projeto inicial

A prefeitura optou por retomar o projeto inicial com as quatro estações que haviam sido retiradas do escopo durante a gestão Crivella: Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto e Irajá. No total, são 18 estações no corredor Transbrasil e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas.

Nos primeiros meses da obra, o cronograma dará continuidade à montagem de sete estações (Into, Igrejinha, Fiocruz, Parque Vitória, Ramos, Brás de Pina e Parada de Lucas) que estão em estágio avançado, além da fabricação e posterior colocação de cinco passarelas - Into, Igrejinha, Caju (Passarela 3), Fiocruz (Passarela 6) e Ramos (Passarela 11).

Os trabalhos já foram iniciados nesta terça-feira (24). Nas estações Into, Joana Nascimento (altura de Bonsucesso) e Parada de Lucas já é possível ver operários trabalhando. O terminal Gentileza começará a construção em dezembro deste ano, e também vai contar com a extensão de 700 metros do VLT a partir da Rodoviária Novo Rio.  A obra será realizada através da PPP existente e que instalou o VLT. As empresas que fazem parte da parceria são: o Grupo CCR, a Invepar, a Riopar e a Odebrecht. 
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Com a finalização do terminal rodoviário, a prefeitura concluíra todo o projeto do corredor Transbrasil. 
*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes