Publicado 27/05/2022 14:58
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes, realizou, na manhã desta sexta-feira, uma licitação para a compra de 100 ônibus articulados para o BRT. A Guanabara Diesel foi a única empresa que apresentou propostas, sendo a vencedora dos dois lotes de 50 veículos. O preço final da compra foi fechado em R$ 241,8 milhões.
Na licitação anterior, que ocorreu no dia 1º de abril, a prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 do modelo padron. Com isso, a nova frota adquirida pelo sistema totaliza 291 veículos.
A previsão de entrega dos novos articulados é para março de 2023, enquanto os tradicionais devem ser entregues em dezembro de 2022. De acordo com a prefeitura, as licitações foram fracionadas em lotes para aumentar a competitividade e a possibilidade de participação de mais fornecedores.
A proposta pela compra dos primeiros 191 ônibus foi recebida no dia 13 de abril. Nessa licitação, a expectativa era de que fosse fechada uma compra de 320 articulados, com tamanhos de 18, 21 e 23 metros. Entretanto, apenas 120 desse modelo foram adquiridos.
O primeiro pregão eletrônico ocorreu no dia 16 de março, mas foi cancelado por falta de interessados. No mesmo dia, o prefeito Eduardo Paes compartilhou em suas redes sociais uma mensagem falando sobre a situação. "O 'sistema' não é fácil! Mas vamos superar. Somos perseverantes!", comentou.
A renovação da frota do BRT faz parte do processo de requalificação do sistema. No momento, a cidade do Rio opera com veículos com idade média próxima a sete anos e dezenas de linhas foram suspensas. O sistema de transporte municipal contava com 45 empresas em 2010. Hoje, restam 29. Dessas, 11 empresas e três consórcios entraram em recuperação judicial.
O setor municipal de transportes sofre com uma crise acelerada pela pandemia, tendo déficit de arrecadação, desde março de 2020, na marca de R$ 2,5 bilhões. Dessa maneira, o setor busca negociar um auxílio com a prefeitura. Os passageiros dos articulados reclamam de problemas diários como lotação e veículos quebrados, além do calor no transporte e na estação.
No dia 29 de março, uma greve dos rodoviários paralisou a circulação nos corredores do BRT. Após uma liminar que declarou o movimento como ilegal, o transporte foi regularizado. Na ocasião, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio (Sintraturb/RJ) informou que os trabalhadores não recebem reajuste de salário, tickets ou cesta básica há mais de três anos.
Antes disso, no dia 25 de fevereiro, funcionários do BRT realizaram uma greve e uma manifestação em frente à Garagem G2 em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O pedido era por melhores condições de trabalho, segurança e o reajuste salarial. Dos três corredores existentes no Rio, apenas o Transoeste operou parcialmente, mas com ônibus regulares e somente a linha Santa Cruz-Alvorada. Houve muitos registros de aglomerações nas estações e nos pontos dos coletivos. No dia seguinte, a greve foi suspensa.
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