Publicado 26/01/2023 17:21
Rio – Três filhotes de cachorro foram abandonados na manhã desta quinta-feira (26) em Curicica, na Zona Oeste do Rio. A câmera de segurança de uma residência flagrou o momento em que dois deles são deixados no local.
Nas imagens, é possível ver um homem de bicicleta parando ao lado de uma van, tirando os cachorros de sua mochila e os deixando na rua. Os animais, chorando, chegam a tentar correr atrás do suposto dono enquanto ele vai embora.
De acordo com a assessoria de Luiz Ramos Filho (PMN), presidente da Comissão de Defesa dos Animais na Câmara Municipal, o homem teria voltado ao local posteriormente e abandonado um terceiro cachorro, irmão dos dois primeiros.
Uma moradora de Curicica, identificada como Carol Conceição, salvou os filhotes. Ela os levou para debaixo de uma marquise, deu água e comida, e entrou em contato com o vereador, que aproveitou sua ida à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) – na qual um cão abandonado, resgatado nesta madrugada, foi deixado com os policiais - para acionar a unidade a respeito do caso.
“Botei água e comida, mas não posso abrigá-los, pois tenho outros cães adultos que estranham”, explicou Carol. O vereador afirmou que irá levar os animais para um lar temporário até arrumar adoção.
Cachorro abandonado em Pedra de Guaratiba foi resgatado
O cachorro que tinha sido abandonado na terça-feira (24), em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi encontrado e resgatado nesta quinta-feira, ainda no bairro, por uma moradora da região. O animal foi entregue ao vereador Luiz Ramos Filho, que o levou à DPMA no período da tarde para passar por perícia.
O caso repercutiu pelas redes sociais após um casal ter filmado o cão correndo atrás do carro de seu tutor. Após a perícia, o cachorro será levado encaminhado a um lar temporário onde será castrado, tratado e vacinado, e então disponibilizado para adoção.
"É preciso lembrar que abandonar animal é crime com pena de detenção entre dois e cinco anos ... As pessoas precisam parar com isso, está aumentando muito a quantidade de abandonos. As protetoras não aguentam mais resgatar animais, as ONGs estão lotadas ... É muito bicho sendo jogado (fora), sendo descartado. Agora nas férias aumentou muito. As pessoas querem viajar, acham que o bicho é um objeto, param o carro, abandonam, e saem correndo. Graças a Deus nesse caso alguém filmou”, disse o vereador.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.