Cachorro correndo atrás de carro do tutor, após ser abandonado, em Pedra de Guaratiba, na Zona OesteReprodução

Rio – Um vídeo gravado por um casal em uma motocicleta, na noite desta terça-feira (24), em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, mostra um cachorro correndo atrás do carro do tutor, que o teria abandonado momentos antes.

Nas imagens, gravadas com o intuito de identificar a placa do carro, é possível ver o animal correndo na pista, próximo ao acostamento, atrás do veículo branco, da marca Ford/Ka SE. Em um dos momentos, o cachorro precisou desviar de uma bicicleta. Em outros, segue no meio da rua devido aos carros estacionados ao longo da faixa, correndo o risco de ser atropelado. O tutor não dá sinais de arrependimento e continua seu caminho normalmente.

O registro chegou ao presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio, Luiz Ramos Filho (PMN), que informou ter acionado a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPAM). O vereador lamentou a cena e disse que recebe muitas denúncias similares em seu gabinete: uma média de 300 por mês. Ele também pediu mais conscientização dos tutores e lembrou que abandonar animais é crime.

"É uma imagem muito triste, esse cãozinho desesperado atrás do carro, correndo. Recebemos isso a todo momento no nosso gabinete. Temos encaminhado aos órgãos competentes, para que possam apurar, punir. É preciso lembrar essas pessoas que abandonar animais é crime. Precisamos conscientizar a população para que a gente diminua esse índice altíssimo de abandono. Agora, na época das férias, isso aumentou drasticamente. Então, vamos conscientizar as pessoas. É muita maldade, muita crueldade jogar, descartar os animais ao relento, à própria sorte", afirmou Ramos.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) informou que, até o momento, nenhum denunciante ou testemunha registrou o caso e procurou uma unidade policial para levar informações. Porém, a corporação explica que tomou conhecimento do fato e das imagens e, por isso, abriu um inquérito para investigar o caso e identificar o autor.

A Civil destacou ainda a importância de registrar ocorrências relacionadas a esses tipos de crimes para contribuir com as investigações.