Prefeitura faz primeira reunião operacional para o carnaval 2023 da Nova IntendenteDivulgação / Subprefeitura da Zona Norte

Rio - Uma semana depois do lançamento da Nova Intendente, projeto que promete ampliar o Carnaval 2023 da Intendente Magalhães, a Prefeitura do Rio deu o pontapé inicial para a organização operacional do desfile dos blocos de enredo e das escolas de samba na nova passarela da Avenida Ernani Cardoso, no bairro Cascadura, na Zona Norte.
Uma primeira reunião, coordenada pela Subprefeitura da Zona Norte, foi realizada entre os órgãos municipais envolvidos no evento, as polícias militar e civil e o Corpo de Bombeiros junto com a Superliga Carnavalesca do Brasil, entidade que faz a organização artística do desfile das escolas das Séries Prata e Bronze e do Grupo de Avaliação.
"Seguimos o plano operacional da Sapucaí, que vem dando certo durante muitos anos. Reuniões semanais que geram visitas em campo para ter o ajuste fino. Vamos ensaiar muito para ganhar um dez na avenida", disse o Subprefeito da Zona Norte Diego Vaz.
Nessa primeira reunião, foram discutidos assuntos como a questão da iluminação, a forma e quando serão efetuadas as interdições de trânsito no entorno da passarela e até mesmo o recolhimento do lixo.
"Queremos causar o menor impacto possível para a região ao mesmo tempo em que vamos facilitar a vida das agremiações, dos desfilantes e do público interessado. Por isso, começamos esse alinhamento com os órgãos a fim de que as ações ocorram de forma ágil para que todos fiquem satisfeitos", afirmou Vaz.
Junto com a Subprefeitura da Zona Norte, a Riotur, a Guarda Municipal, a Mobi Rio, Rio-Luz, a Comlurb e a CET-Rio representaram o município, além das secretárias de Transportes e de Conservação.
Uma nova reunião da qual sairão as primeiras decisões está marcada para a próxima semana. Na ocasião, a Superliga apresentará seu planejamento operacional para a prefeitura, com horários das saídas das alegorias dos barracões e que trajetos elas vão cumprir até chegar à Ernani Cardoso.
"Será um evento de grande porte. Estamos dando a devida importância operacional para que tudo ocorra em plena normalidade", finalizou o subprefeito.

Nova Intendente

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta terça-feira (17), um projeto que promete ampliar o Carnaval 2023 da Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio. Batizado de Nova Intendente, o projeto trará uma nova passarela, de 400 metros, além de oito metros de largura, permitindo que as agremiações e os blocos apresentem seu enredo com carros alegóricos maiores e maior quantidade de integrantes por ala. Por isso, o evento foi transferindo para a Avenida Ernani Cardoso. A nova estrutura também contará com lounge, camarotes, praça de alimentação, cabines de jurados, frisas e outros.

A capacidade de foliões também aumentará. As arquibancadas, que antes recebiam até duas mil pessoas, ampliaram sua capacidade para cinco mil - mais que o dobro. Não serão permitidos vendedores autônomos e a comercialização de bebidas em embalagens de vidro. Durante a folia se apresentam escolas do Grupo de Avaliação e das séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E), além dos blocos. O projeto também terá estrutura exclusiva com cenografia e iluminação especial.

Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, serão realizados no domingo (19), com as escolas do Grupo de Avaliação; segunda (20) e terça-feira (21), com as escolas da Série Bronze; sexta-feira (24) e sábado (25) com as escolas da Série Prata (confira abaixo).

O evento é gratuito e deve reunir até 200 mil pessoas, entre passistas, ritmistas, pessoal de apoio e o público em geral. Tia Surica, presidente de honra da Portela, não escondeu a satisfação com a mudança.

Confira a relação e o dia dos desfiles de cada escola:

Grupo de Avaliação

Domingo (19/2)
1ª Coroa Imperial
2ª Império de Brás de Pina
3ª Renascer de Nova Iguaçu
4ª Império de Nova Iguaçu
5ª Majestade do Samba
6ª Guardiões da Capadócia
7ª Flor do Jardim Primavera
8ª União do Vilar Carioca
9ª Mocidade do Porto
10ª Acadêmicos do Anil
11ª Coroado de Jacarepaguá
12ª Camisa 10
13ª Alegria do Vilar
14ª Balanço do Irajá
15ª Unidos de Cosmos
16ª União de Campo Grande
17ª TPM
18ª Acadêmicos do Recreio
19ª Colibri


Série Bronze

Segunda-feira (20/2)
1ª Unidos do Cabuçu
2ª Guerreiros Tricolores
3ª Imperadores Rubro-Negros
4ª Tubarão de Mesquita
5ª Unidos de Manguinhos
6ª Feitiço Carioca
7ª Mocidade Unida da Cidade de Deus
8ª Unidos da Vila Kennedy
9ª Unidos da Barra da Tijuca
10ª Gato de Bonsucesso
11ª Vicente de Carvalho

Terça-feira (21/2)
1ª Concentra Imperial
2ª Difícil é o Nome
3ª Flamanguaça
4ª Boi da Ilha
5ª Unidos do Cabral
6ª Acadêmicos do Jardim Bangu
7ª Império Ricardense
8ª Unidos da Villa Rica
9ª Império de Petrópolis
10ª Bangay
11ª Chatuba de Mesquita


Série Prata

Sexta-feira (24/2)
1ª Unidos de Lucas
2ª União do Parque Acari
3ª Vila Santa Tereza
4ª Raça Rubro-negra
5ª Acadêmicos da Abolição
6ª Acadêmicos de Jacarepaguá
7ª Acadêmicos do Peixe
8ª Acadêmicos da Rocinha
9ª Unidos do Jacarezinho
10ª Caprichosos de Pilares
11ª União de Maricá
12ª Leão de Nova Iguaçu
13ª Independente da Praça da Bandeira
14ª Rosa de Ouro
15ª Acadêmicos de Santa Cruz
16ª Engenho da Rainha

Sábado (25/2)
1ª Flor da Mina do Andaraí
2ª Botafogo Samba Clube
3ª União do Parque Curicica
4ª Renascer de Jacarepaguá
5ª Sereno de Campo Grande
6ª Arame de Ricardo
7ª Mocidade Unida do Santa Marta
8ª Império da Uva
9ª Acadêmicos do Dendê
10ª União Cruzmaltina
11ª Acadêmicos da Diversidade
12ª Acadêmicos do Cubango
13ª Alegria da Zona Sul
14ª Independentes de Olaria
15ª Arrastão de Cascadura
16ª Unidos de São Cristóvão