Rio - A Defensoria Pública do Rio (DPRJ) realiza o mutirão 'Vaga em Creche 2023', para ajudar pais e responsáveis que ainda não garantiram vaga para crianças com até cinco anos em creches da cidade. Neste sábado (4) e no próximo dia 25, o serviço estará na Taquara, na Zona Oeste do Rio. Os atendimentos serão realizados na sede da DPRJ em Jacarepaguá, na Rua Professora Francisca Piragibe, 80.
Em Campo Grande, na Zona Oeste, os atendimentos serão feitos no dia 11 e, no Centro, dia 18, sempre entre 9h e 15h. Na Taquara, serão concentrados os atendimentos da Zona Oeste e, em Campo Grande, serão contempladas também as demandas de Santa Cruz. No Centro, serão direcionados os agendamentos para vagas em creches nas demais regiões da cidade.
Durante os mutirões, somente serão atendidas as pessoas que realizaram agendamento prévio através dos canais oficiais da Defensoria do Rio: ligando para a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria através do número 129 (ligação gratuita), disponível de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou ainda pelo aplicativo Defensoria RJ, que tem versões gratuitas para celulares Android e IOS ou nestelink .
"Os locais escolhidos para o mutirão são aqueles em que a defensoria tem a maior demanda por falta de vagas em creches do município. Fizemos uma filtragem dos bairros mais críticos e montamos uma agenda estratégica para suprir essa carência", afirmou a coordenadora-geral de Programas Institucionais Isabela Monteiro Menezes.
A cada dia de mutirão, haverá pelo menos três defensores, dez servidores e cinco estagiários destacados para atendimento e a equipe irá ingressar com uma ação na Justiça cobrando o cumprimento do preceito constitucional de que é dever do Estado garantir a educação infantil em creche e pré-escola, tese reiterada pelo Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado.
Além dos mutirões, as demandas por vaga em creches seguem sendo atendidas normalmente pelos Núcleos de Primeiro Atendimento. Para isso, também é preciso realizar agendamento prévio nos canais oficiais da Defensoria do Rio.
Serviço:
Mutirão para vagas em creches da Defensoria Pública do RJ
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.