O grupo agia de forma organizada e utilizava planilhas para registrar o quanto conseguiam arrecadar com os golpesDivulgação

Rio - A Polícia Civil desarticulou um 'call center do crime' e prendeu em flagrante nove integrantes de um grupo que aplicava golpes em idosos, nesta quinta-feira (9), no bairro de Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Segundo as investigações, o escritório era especializado em fazer empréstimos consignados e fraudulentos no nome de aposentados e pensionistas.
Os presos foram identificados como Lorena Kelly Rodrigues Silva, Edvaldo de Andre Junior, Anilaine Pereira e Silva, Shana Alves Pessanha, Vitória da Silva Galdino, Esther de Assis Silva, Renata Marques Lopes, Luana Lopes Ramos e Aloisio dos Santos Rodrigues Junior. 
De acordo com a 74ª DP (Alcântara), responsável pelo caso, agentes foram verificar a denúncia e ficaram observando a movimentação do imóvel de três andares. Ao entrar no local, a equipe observou que todos os cômodos eram equipados com uma grande estrutura de 'call center', com módulos de móveis de escritório acoplados um no outro, diversos computadores e algumas pessoas sentadas, usando fones de ouvido com microfone. Os policiais também ouviram atendimentos em andamento.

No local, foi verificado que diversos computadores estavam ligados, conectados em um aplicativo de mensagens, com o mesmo número aberto na tela de todas as máquinas. Os agentes também flagraram diversas mensagens chegando sobre a contratação do suposto serviço ofertado pela empresa, que eram empréstimos, e muitas outras mensagens de pessoas reclamando que foram vítimas de um golpe. Em quase todas as mensagens, elas relatavam que vinham sendo descontados valores mensais em suas contas, de forma indevida.

Diversos documentos de transferências bancárias, comprovações de empréstimos onde as vítimas nunca recebiam o dinheiro, arquivos que falsificavam boletos, registros de identidades e carteiras de habilitação foram apreendidos pelos agentes no local.

O grupo atuava de forma organizada, com folha de ponto, além de um manual para treinamento dos funcionários, com um roteiro de como os atendentes deveriam agir para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos. O escritório contava com um software de gestão de financiamentos, planilhas de controle mensal de quanto conseguiam arrecadar e programas de atendimento digital, onde simulava exatamente o atendimento personalizado de cada banco.

No local, foi feita perícia e todos as pessoas presentes foram encaminhadas para a sede da 74ª DP (Alcântara), onde foi cumprida a prisão em flagrante.