Rio - O Instituto Zeca Pagodinho estabeleceu parceria para intercâmbio cultural com a Fryeburg Academy, no Maine, nos Estados Unidos. Em maio, as alunas Isadora Amann, violista de 18 anos, Gabriela de Brito, de 19 anos, que toca violoncelo, e as violinistas Carolina Cardeira, de 22 e Anna Luiza Cole, 15 anos, terão, durante três semanas, aulas de música e de diferentes práticas musicais, além de passeios culturais.
A violinista e professora do Instituto Carla Rincon, que acompanhou a evolução das meninas, vai acompanhá-las na viagem, e, ao final da experiência, vai acontecer um grande concerto com canções brasileiras e americanas.
O quarteto surgiu do projeto Viva Xerém!, que tem como proposta a formação através da educação artística, em especial, da música de concerto. Cerca de 250 crianças e jovens da região recebem preparo artístico integral com aulas de instrumentos, prática de conjunto e artes plásticas de maneira gratuita, no espaço do Instituto Zeca Pagodinho.
Todos os gastos serão custados pela Fryeburg Academy e pelo Instituto. A iniciativa também conta com a parceria do curso de idiomas, que disponibilizou ensino gratuito de inglês nos meses que antecedem a viagem.
O diretor geral do Instituto, Louiz Carlos da Silva, celebrou a oportunidade que o quarteto terá: “Essa viagem vai ser uma experiência incrível para elas, não só no campo da música, mas também como cidadãs. Elas vão conhecer outro país, uma nova cultura, um novo sistema de ensino. Uma oportunidade única de mostrar um pouco do trabalho que está sendo feito aqui no Brasil, além de aprender a forma de ensino feito nos Estados Unidos. Acho que será uma troca muito enriquecedora para elas. E a gente espera que a partir desse intercâmbio, possamos fazer mais viagens, que as crianças possam ter mais experiências em outros países, em novas oportunidades", declarou ele, que também é filho de Zeca Pagodinho.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.