Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, morreu ao ser arremessada de ônibus Reprodução/TV Globo
Publicado 16/05/2023 15:23 | Atualizado 16/05/2023 15:24
Publicidade
Rio - O corpo da idosa Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, será sepultado às 16h de quarta-feira (17), no Cemitério da Penitência, no Caju. O velório está previsto para começar às 13h, na Capela 9. A idosa, que era cadeirante, morreu após ser arremessada de um ônibus da linha 209, que faz o trajeto Caju x Candelária, na noite de domingo (14). A vítima e filha Solange Pedro dos Santos, que também ficou ferida no acidente, voltavam da Feira de São Cristóvão, onde passaram o dia comemorando o Dia das Mães.
Segundo informações, durante o percurso a porta do ônibus se abriu em uma curva feita em alta velocidade, lançando mãe e filha para fora do veículo. Bernadete e Solange foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu na segunda-feira (15), enquanto Solange teve alta médica.
Falha em aparelho de segurança do ônibus
Nesta terça-feira (16), parentes estiveram no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro, para liberar o corpo da vítima. Segundo o filho da idosa, Ademir Pedro dos Santos, o cinto de segurança que deveria ter prendido sua mãe e evitado que a cadeira de rodas se deslocasse não estava funcionando.
Ainda segundo Ademir, a Braso Lisboa, responsável pelo ônibus onde o acidente aconteceu, não prestou assistência aos parentes enquanto Bernadete e Solange ainda estavam internadas.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) também lamentou o ocorrido e informou que vai oficiar o consórcio responsável para que preste esclarecimentos e os procedimentos adotados. "A SMTR informa ainda que vai reforçar a fiscalização nos ônibus da linha 209, envolvida neste acidente".
O caso está sendo investigado pela 17ª DP (São Cristóvão). "Agentes realizam diligências para esclarecer as circunstâncias do acidente e elucidar os fatos", informou a Polícia Civil.
Publicidade
Leia mais