Balão estava caindo no mar quando foi resgatado pelos agentesReprodução

Rio - A Polícia Militar realiza, neste domingo (25), a operação "Caça balão", para combater a soltura clandestina de balões no céu da cidade.

Logo no início da ação, policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) resgataram um balão que estava caindo na Baía de Guanabara, próximo à Ilha Fiscal. Veja:

Segundo a corporação, agentes do Grupamento Aeromóvel (GAM), do Grupamento Marítimo e do CPAm fazem patrulhamento na Baía de Guanabara.

A Fênix, helicóptero da Polícia Militar, está sobrevoando a área em busca de balões soltos irregularmente. A prática de produzir, vender ou soltar balão é considerada crime e a pena pode chegar a três anos de prisão.

Entenda o risco de soltar balões

Os balões são muito perigosos porque, além do risco de incêndios, podem carregar cangalhas de fogos de artifícios na base e provocar explosões perto de residências, florestas, empresas e veículos. Quando o balão sobe, ele é carregado por correntes de ar e levado para locais imprevisíveis, colocando em risco o tráfego aéreo e milhares de passageiros que voam pelo estado todos os dias. Os balões também ameaçam o meio ambiente e destroem a fauna e a flora quando caem nas matas.
Ações recentes
As polícias Civil e Militar têm realizado diversas ações contra a soltura clandestina de balões. No fim de maio, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e do Comando de Polícia Ambiental (Cpam) interditaram uma fábrica utilizada para a confecção desses objetos no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo.
No local, foram apreendidos diversos materiais utilizados para a produção de balões e o responsável pelo estabelecimento foi encaminhado à DPMA.
Ainda no fim de maio, dois balões caíram na área do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Por segurança, a pista em operação ficou interditada por quatro minutos, mas não houve impactos em decolagem. Os responsáveis pelo objeto foram identificados e levados à Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj).
Outros dois balões foram apreendidos por policiais militares, no início de junho, durante uma ação de monitoramento em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.