Rio - A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, amanheceu encoberta por fumaça, nesta segunda-feira (26), depois que um incêndio atingiu o aterro sanitário do Fischer, no bairro da Prata, durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local, que fica na BR-116, às 5h02 e o quartel do município ainda atua com apoio de equipes da prefeitura. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há mais fumaça na rodovia. Não há registro de feridos.
Nas redes sociais, moradores e motoristas compartilharam imagens da fumaça. Confira abaixo.
"Hoje não saí para trabalhar, pois Teresópolis está debaixo de uma fumaça tóxica bem grave. Colocaram fogo no lixão da cidade e uma terrível fumaça se espalha pelo município, principalmente na área urbana", relatou uma pessoa. "A cidade de Teresópolis está tomada de fumaça tóxica do lixão que pegou fogo. A fumaça entrou aqui em casa, 'tá' difícil respirar", contou outra.
fotogaleria
De acordo com a prefeitura de Teresópolis, as aulas foram suspensas em unidades da rede municipal que ficam próximas ao aterro sanitário e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que, por conta da grande quantidade de fumaça, sete escolas estaduais da cidade não funcionaram hoje. "O calendário pedagógico perdido será reposto o mais breve possível", completou a pasta. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em alguns locais, a fumaça já se dissipou e que com a elevação da temperatura, "tudo deve se normalizar em algumas horas".
A Secretaria Municipal de Saúde recomendou o uso demáscara de proteção para pacientes portadores de doenças respiratórias, como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe. A pasta também orienta que, em caso de complicações respiratórias, os moradores devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas ouo Pronto Atendimento de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro São Pedro, ou o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, na Zona Rural.
Minha cidade natal, Teresópolis (RJ), amanheceu coberta de uma fumaça tóxica causada por um incêndio em um lixão aberto. Descaso da prefeitura em produzir política pública ambiental eficiente e que agora deixa a população vulnerável. pic.twitter.com/SkDIYhirBC
O lixão da cidade simplesmente pegou fogo! Teresópolis está sob fumaça intensa pic.twitter.com/wCkeF5ZOdq
— PAM VAI NA THE ERAS TOUR (@Pam_Guerardt) June 26, 2023
Ainda segundo a prefeitura, "ao que tudo indica, trata-se de um incêndio criminoso" e as investigações para apurar as causas e os responsáveis já começaram. Nas redes sociais, o prefeito Vinícius Claussen disse acreditar que as chamas tiveram início em uma floresta às margens do aterro e acabaram se espalhando. "Mandei investigar a causa desse incêndio, até porque, é um incêndio criminoso e nós não podemos mais conviver com uma situação dessa em Teresópolis (...) Entendemos que, possivelmente, o incêndio que pegou a floresta que margeia o nosso Fischer e acabou trazendo esse fogo para o aterro sanitário".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.