Calçadão de Bangu registra temperatura de 37°CCleber Mendes / Agência O DIA

Rio - A atípica onda de calor que atinge o Rio de Janeiro neste mês deve chegar ao seu ápice, nesta quinta-feira (24). De acordo com o Alerta Rio, os termômetros podem marcar 41 °C ao longo do dia, quebrando o recorde de maior temperatura registrada na história para agosto, desde 1953, quando começaram as medições. 
No entanto, o clima deve mudar na parte da tarde com a aproximação de uma frente fria que chegará pelo oceano. Há previsão de chuva fraca a moderada, que pode cair de forma isolada a partir do final da noite. O dia pode registrar mínima de 19°C e ventos a 76km/h.
Antes disto, porém, os cariocas aproveitaram a manhã de céu ainda ensolarado para curtir a brisa do mar. Na praia do Recreio, na Zona Oeste da cidade, a manhã desta segunda foi bastante movimentada. Com água límpida e temperatura agradável, os pescadores, leitores, esportistas, fãs do bronzeamento natural e demais sortudos também foram agraciados com um bom mergulho. 
A professora Letícia Losso, de 25 anos, que ao contrário de parte da população, estava trabalhando em Bangu, na Zona Oeste do Rio, conta que o calor atrapalha sua rotina. “Estou exausta, a vontade que tenho é de não fazer nada. Andar na rua, pegar transporte e ir trabalhar fica mais cansativo. Ainda mais nos ônibus lotados, onde o ar não dá vazão e não podemos abrir a janela”, disse.

Ela comenta que está ansiosa para a mudança do clima no final de semana. “Para mim é muito melhor que o esfrie. Assim consigo relaxar, ficar em casa, aproveitar com a minha família, as coisas ficam mais tranquilas”, afirmou.
Carla Pereira, que trabalha como manicure, também estava em Bangu para fazer compras e foi surpreendida pelo calor. “Parece que estou numa sauna, a sensação é de estar cada vez mais quente. Comprei uma água para ver se melhorava, mas tive que tomar um suco para tentar me refrescar. Hoje está surreal”, comentou.
Para Luiz Ricardo Melo, de 29 anos, o calor é um trunfo para o seu comércio. O vendedor de sucos naturais afirma que mais pessoas compram seus produtos durante esse clima. "O calor é brabo. Tem dias que a sensação térmica beira os 50°C aqui no calçadão. Com certeza isso ajuda nas minhas vendas, as pessoas querem se hidratar", finalizou.
Para sexta-feira (25), o tempo será mais ameno e bem menos quente. A previsão indica máxima de 28°C e mínima de 19°C, com o céu nublado ao longo do dia. Com ventos fortes, é possível que haja pancadas de chuvas na parte da tarde. Já no sábado (26), a previsão é de chuva fraca e moderada, podendo passar de 10mm/h, e ventos moderados. As temperaturas podem atingir uma máxima de 26°C e mínima de 16°C.

No domingo (27), a frente fria seguirá em declínio, com as temperaturas variando entre 23°C e 14°C. Os ventos devem atingir 51,9 km/h e deve chover de fraco a moderado, podendo atingir 100mm/24h.
*Reportagem do estagiário Lucas Guimarães, sob supervisão de Iuri Corsini