Nova frota de carros para coleta seletiva e remoção gratuita Reginaldo Pimenta

Rio - A Comlurb recebeu, nesta sexta-feira (29), no pátio do Assador Rio's, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, uma nova frota com 39 caminhões que serão usados para os serviços de coleta seletiva e remoção gratuita. O evento contou com a presença do prefeito do Rio Eduardo Paes e do presidente da companhia, Flávio Lopes.
Segundo a prefeitura, os novos veículos trazem mais segurança para os trabalhadores que fazem a limpeza urbana. Entre os novos equipamentos estão incluídos três do tipo lava-jato, com jateadeira de pressão para limpeza dos túneis da cidade, 13 novos caminhões e três veículos do tipo gaiola, todos equipados com alarmes de ré e faróis de serviço, que aumentam a segurança durante o trabalho, inclusive noturno. Já para a remoção gratuita de entulho, galhadas e bens inservíveis, serão 20 novos veículos.
"Estamos fazendo um esforço enorme para aumentar a frota da Comlurb. O número de carros quase quadruplicou desde o início do governo. Isso significa melhor capina e limpeza das ruas. Temos ainda o Disque Entulho, que a pessoa pode ligar e pedir que a empresa faz a remoção gratuita. Estamos investindo na limpeza dos túneis, instalando painéis em todos eles, e viabilizando veículos dedicados a isso, para seguir um cronograma e mantê-los bem cuidados. Também estamos aumentando a frota de coleta seletiva na cidade. São avanços importantes", afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Na coleta seletiva, por exemplo, a companhia vai mais do que dobrar sua capacidade, passando de 1,5 toneladas para quase quatro toneladas por dia.
"Estes novos caminhões aumentam muito nossa capacidade de remoção de entulho, coleta de materiais inservíveis e a quantidade de chamadas recebidas pelo 1746. A grande novidade são os três equipamentos com jateadeira para a limpeza dos túneis, que irão melhorar a capacidade operacional de limpeza nos túneis da cidade", destacou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
As aquisições vão desempenhar um papel fundamental na implementação do Projeto Selo Azul, uma certificação oferecida pela companhia a condomínios que aderirem ao serviço e que será lançado em outubro. A colaboração da população na separação de materiais recicláveis em casa e na entrega à coleta seletiva é fundamental para impulsionar o processo de reciclagem.
Os caminhões basculantes serão exclusivos para o serviço de remoção gratuita e vão garantir mais ganhos em produtividade, com aumento diário da capacidade de atendimento das solicitações de remoção gratuita de entulho e bens inservíveis, feitas pelo whatsapp da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, no número 3460-1746.