Campanha atende cães e gatos a partir de 3 meses de idadeEdu Kapps / SMS-Rio

Rio – Mais de 30 bairros das zonas Norte e Oeste vão receber a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, no próximo dia 7. Cerca de 160 postos itinerantes estarão imunizando os animais entre 9h e 17h, durante a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio).

Segundo o  IVISA-Rio, o Rio não registra casos de raiva caninos e felinos há 28 anos, resultado da grande adesão ao imunizante, que é a principal forma de prevenção e controle da doença. Em 2022, 480 mil animais domésticos receberam a vacina. A meta da IVISA para 2023 é receber 500 mil cachorros e gatos.

"Esperamos manter a adesão histórica dos cariocas à campanha para garantir a proteção e saúde dos nossos cães e gatos, como vem ocorrendo há anos. O resultado disso é que há quase três décadas não temos casos de raiva em animais no Rio. A vacina é segura e é a principal forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença fatal", diz Aline Borges, presidente do IVISA-Rio.

A campanha de vacinação antirrábica está dividida em cinco datas e ocorre sempre aos sábados. No dia 7, a ação completa 3º grupo, com bairros das Zonas Norte e Oeste que podem ser conferidos abaixo.
Campanha divide bairros por grupos e atende sempre aos sábados - Divulgação
Campanha divide bairros por grupos e atende sempre aos sábadosDivulgação


Acari, Anchieta, Anil, Barra da Tijuca, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Cidade de Deus, Coelho Neto, Costa Barros, Curicica, Deodoro, Engenheiro Leal, Freguesia, Gardênia Azul, Guadalupe, Itanhangá, Jacarepaguá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Pechincha, Piedade, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Ricardo de Albuquerque, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.

Os endereços dos postos serão divulgados na segunda-feira (2).

Para participar da campanha os animais precisam ter a partir de três meses de idade ou serem adultos saudáveis. Os tutores precisam levar um documento de identidade.

Os 4 º e 5º grupos, apenas com bairros da Zona Oeste, serão atendidos respectivamente nos dias 21 de outubro e 11 de novembro. Confira abaixo:

21/10 - 4º grupo

Zona Oeste: Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Vila Kennedy.

11/11 - 5º grupo

Zona Oeste: Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba.