Flamenguista lotaram o Hemorio, neste domingo (17), para campanha de doação de sangue Marcos Porto/Agência O Dia
Publicado 17/09/2023 19:52
Publicidade
Rio - A campanha do Hemorio, "Sangue, amor e paixão", que distribuiu 100 ingressos para o jogo da final da Copa do Brasil, na manhã deste domingo (17), bateu recordes de doações para um domingo, com 257 bolsas de sangue coletadas. De acordo com o órgão, a média de doações aos domingos é de 40 bolsas. O número também representa o dobro do que é coletado durante a semana, com uma média de 180 bolsas. 
"O Hemorio ficou pequeno para tanta solidariedade e amor ao próximo. De forma histórica, duplicamos as bolsas coletadas em um domingo nas primeiras três horas", disse o Hemorio.
A ação solidária atraiu centenas de flamenguistas para o Hemorio, no Centro do Rio. A ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj) distribuiu ingressos para o jogo da final da Copa do Brasil para os primeiros 100 doadores que fossem ao local neste domingo (17). A primeira partida entre Flamengo e São Paulo aconteceu hoje (17), às 16h, no estádio do Maracanã, na Zona Norte. A partida terminou em 1x0 para o time paulista.
Outros 200 torcedores que compareceram ao local para doar foram presenteados com uma camisa da campanha. A Banda de Fuzileiros Navais da Marinha também marcou presença tocando os hinos dos clubes e animando os torcedores que aguardavam a sua vez na fila.
Representante do HemoRio, o médico clínico Vicente Januzzi enfatizou a importância da iniciativa, que reforçou os estoques da unidade. "Domingo é o dia em que registramos o menor movimento da semana aqui no HemoRio. As doações hoje vão ajudar muito a melhorar os nossos estoques. Realizamos a distribuição para cerca de 200 hemocentros. Durante os dias da semana, o hemocentro coleta, em média, 180 bolsas. Já no domingo, só recebe um terço, em torno de 40 bolsas. Queremos estimular a doação regular, independente da iniciativa", ressaltou.

O presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Renato de Paula, comemorou o sucesso da ação. "É muito importante multiplicar a cultura de doação de sangue. Queremos levar para a população que ela pode salvar até quatro vidas com uma bolsa de sangue. Independente de mimo ou não é fundamental entender que para salvar vidas basta esse ato de solidariedade."

A ação contou com o apoio da Polícia Militar e da CET-Rio.
Disputa por ingressos
Os ingressos colocados à venda tiveram preços variados entre R$ 400 e R$ 4,5 mil. A espera dos torcedores começou ainda no sábado (16) e, na madrugada deste domingo, antes mesmo do início do funcionamento do Hemorio, os voluntários já lotavam a entrada do local. O porteiro e estudante Ademir Batista, de 52 anos, contou que chegou na fila antes das 16h de ontem e conseguiu garantir sua entrada. Apaixonado pelo time, o flamenguista também ressaltou a importância em ajudar a salvar vidas.
"Fui o 53º a doar e consegui o ingresso. Tinha um amigo meu lá desde sexta-feira e eu revezei com ele. Foi uma experiência sem igual, gostei muito, e melhor ainda porque ganhei o ingresso. Eu já sou doador, uni o útil ao agradável, garanti meu ingresso e ajudei a salvar vidas", disse.
Publicidade
Leia mais