Publicado 01/12/2023 12:35
Rio - O Corpo de Bombeiros lançou oficialmente, nesta sexta-feira (1º), a Operação Verão 2023/2024. Os militares participaram de um grande simulado operacional, em Copacabana, na Zona Sul, com os equipamentos mais modernos em salvamento marítimo. Entre janeiro e novembro deste ano, a corporação realizou aproximadamente 23,2 mil resgates de afogados e localizou mais de três mil crianças perdidas nas praias de todo o estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até março do próximo ano, o litoral fluminense vai estar ainda mais seguro, com reforço do efetivo e utilização de equipamentos de última geração. A operação vai contar com 91 motos aquáticas recém-adquiridas e dois sonares do tipo Side Scan para buscas subaquáticas. O planejamento estratégico para o período inclui também a ampliação de cerca de 20% do número de guarda-vidas em ações nas praias, por meio de pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Segundo o major Fábio Contreiras, ainda foram comprados capacetes de salvamento, barracas de sol, cadeiras de praia, máscaras para ventilação, rádios à prova d'água, seis botes infláveis avançados, 40 quadriciclos, pranchas de resgate, kits de protetor corporal e labial, chapéus australianos, óculos de proteção solar, nadadeiras, apitos e binóculos. "Essas ações são muito importantes para garantir a segurança de banhistas e turistas que visitam as praias de todo o estado. Só este ano, os guarda-vidas já realizaram mais de 1,6 milhão de ações de prevenção e mais de 24 mil salvamentos marítimos", afirmou o porta-voz da corporação.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.