Chuva causou estrago em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na tarde desta quinta-feira (11)Reprodução
Publicado 11/01/2024 17:37 | Atualizado 11/01/2024 20:48
Rio - A forte chuva que atingiu a cidade do Rio e a Região Metropolitana na tarde desta quinta-feira (11), que deixou o município no Estágio 2, influenciou o sistema de trens da capital e causou inúmeros pontos de alagamentos nas Zonaa Norte e Oeste e na Baixada Fluminense. 
De acordo com a SuperVia, devido à forte chuva, uma queda de uma árvore próximo à estação de trem em Coelho Neto, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, prejudicou o ramal Belford Roxo. A empresa informou que o serviço opera com com troca de composição no Mercadão de Madureira e intervalo médio de 1h20.
Por causa da chuva e da incidência de raios, os trens com destino a Santa Cruz ficaram sem fazer parada na estação Benjamin do Monte. A operação voltou ao normal por volta das 19h40.
Trechos da rede aérea dos ramais Belford Roxo, Japeri e Saracuruna ficaram sem energia, fazendo com que alguns trens aguardem ordem de circulação.
No ramal Saracuruna, ocorre troca de composição na estação da Penha. O ramal Japeri está em processo de normalização. Já no ramal Santa Cruz, os trens sentido Santa Cruz não realizam parada na estação Benjamim do Monte.
Segundo o Centro de Operações Rio (COR), até às 18h30, houve registro de 16 bolsões d'água em locais da Pavuna, Anchieta e na Ilha do Governador, na Zona Norte.
Além do Rio, moradores relataram nas redes sociais que a chuva causou estragos em Nova Iguaçu, Itaguaí, Nilópolis, cidades da Baixada, e em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Diversos bairros das cidades ficaram sem energia. 
Em São João de Meriti, um jovem foi flagrado surfando em uma rua do bairro Coelho da Rocha. Também houve alagamento na Avenida Presidente Lincoln. Uma foto mostra dois postes tombados na parede do Hospital Municipal Abdon Gonçalves. O município ainda foi atingido por uma forte rajada de vento nesta tarde.
Ocorrência atendidas por bombeiros
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informaram, na noite desta quinta-feira (11), que monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos.

Os Bombeiros já atenderam a cerca de 50 ocorrências relacionadas às chuvas em todo a cidade do Rio, a maioria relacionadas a salvamentos de pessoas e cortes de árvores.

"Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal - o que ainda não aconteceu", destacou o órgão.

Monitoramento

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico nas Regiões Metropolitana, Sul e na Baixada Fluminense. Há risco de alagamentos e inundações na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e Queimados. No restante do Estado, o risco é moderado a baixo.

O risco geológico é alto nas mesmas regiões. Há grande risco de deslizamentos de terra na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Queimados. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.
Previsão do tempo
Segundo o Sistema Alerta Rio, nestaa sexta-feira e no sábado (12 e 13), a formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano deixará o tempo instável na cidade do Rio, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde de sexta e a qualquer momento no sábado.
As temperaturas apresentarão declínio. Na sexta a máxima será de 35°C e a mínima de 24°C e no sábado os termômetros vão variar entre 33°C e 19°C

No domingo (14), o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e noite. Já na segunda-feira (15), o céu estará parcialmente nublado a claro, as temperaturas em elevação e não há previsão de chuva.
Publicidade
Leia mais