Publicado 27/07/2024 10:26
Rio - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a Light se comprometeu a finalizar a renovação do sistema de abastecimento de energia da Ilha da Governador, na Zona Norte, até novembro deste ano. O anúncio foi feito neste sábado (27), durante visita à subestação do Tauá, junto com o presidente da empresa, Alexandre Nogueira, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na última semana, a região sofreu com diversos apagões e moradores e comerciantes chegaram a ficar mais de 24 horas sem luz.
PublicidadeSegundo o ministro, ao longo desta semana, representantes da concessionária estiveram em encontros com a pasta em Brasília, quando foi firmado o compromisso de que o serviço de troca de cabos subaquáticos aconteça no prazo mais rápido possível. Silveira afirmou que a Light garantiu que o material já foi comprado, está no porto do Rio em fase de desembaraço e que a previsão para o fim da instalação é novembro.
Na visita, o ministro também anunciou que haverá uma linha de alta tensão levando energia do continente para a Ilha do Governador, como forma de garantir a segurança energética da região. Segundo Silveira, a Light vinha encontrando dificuldades para conseguir a autorização da Prefeitura do Rio para fazer a linha sobre um viaduto de BRT, mas informou que a liberação já foi aprovada. "É a Ilha do Governador sendo tratada com respeito na questão da segurança energética", disse. "Não há possibilidade da gente admitir falta de energia em lugar nenhum", completou.
Até novembro, de acordo com o presidente da Light, Alexandre Nogueira, serão construídos dois novos alimentadores de alta tensão, com equipamentos mais modernos e, posteriormente, um terceiro também será incluído, para dar mais segurança para a Ilha do Governador. Por conta dos recentes apagões, a concessionária também se comprometeu a manter equipes na Ilha do Governador mobilizadas 24 horas para o atendimento da população, até que o serviço de transmissão seja completamente entregue e as obras concluídas. Os geradores que estão abastecendo a região também serão mantidos nesse período, independente do custo.
"Nós vamos ter equipes mobilizadas aqui na Ilha, um contingente muito expressivo para, justamente, rapidamente fazer as manobras em caso de interrupção e mitigar essa falta de energia. Está aqui o compromisso da Light de fazer essas obras estruturantes, manter o grupo de geradores até o final dessas obras estruturantes e manter o fornecimento de energia na Ilha do Governador", afirmou o presidente da Light.
Ainda segundo Nogueira, a concessionária passou a contar com uma agência móvel na região, para facilitar o cadastramento dos consumidores que foram afetados pela falta de energia e vão precisar de ressarcimento. "Nós estamos adiantando ao máximo esse prazo de ressarcimento (...) Aquelas pessoas que dependem da energia por algum motivo de aparelhos que têm que manter ligados, se cadastrem na Light. A gente também está com operação para manter esses aparelhos funcionando, tem aqui equipamentos para suprir imediatamente essas pessoas", explicou.
Também no encontro deste sábado, o ministro de Minas e Energia citou o decreto assinado pelo presidente Lula, em 21 de junho, que endurece as regras para concessão de distribuição de energia em novos contratos ou aqueles já vigentes que pretendem ser renovados, como o da Light. Entre as regras estão metas obrigatórias para a retomada de serviços em caso de eventos climáticos extremos, bem como dividendos limitados em casos de descumprimento de indicadores de qualidade técnica, comercial e econômico-financeiros.
"O decreto exige e moderniza os contratos de distribuição do Brasil e olha o interesse da sociedade brasileira. Eu tenho absoluta certeza de que se a Light, como as outras distribuidoras que estão sob avaliação, tiverem interesse em continuar com seus contratos, vão melhorar a qualidade do serviço substancialmente".
Obras em cinco etapas
A Ilha do Governador, assim como a de Paquetá, são abastecidas por uma rede de transmissão subaquática e subterrânea que passa por baixo da Baía de Guanabara e data dos anos 1970. De acordo com a Light, os investimentos para a renovação completa do sistema elétrico e ampliação da capacidade de distribuição de energia somam R$ 300 milhões. As obras acontecem em cinco principais frente, com a primeira delas sendo de modernização e concluída em fevereiro deste ano, com a construção de uma rede auxiliar de distribuição com três novos circuitos de distribuição de energia, instalação de 100 postes e construção de 33 km de rede elétrica.
A Ilha do Governador, assim como a de Paquetá, são abastecidas por uma rede de transmissão subaquática e subterrânea que passa por baixo da Baía de Guanabara e data dos anos 1970. De acordo com a Light, os investimentos para a renovação completa do sistema elétrico e ampliação da capacidade de distribuição de energia somam R$ 300 milhões. As obras acontecem em cinco principais frente, com a primeira delas sendo de modernização e concluída em fevereiro deste ano, com a construção de uma rede auxiliar de distribuição com três novos circuitos de distribuição de energia, instalação de 100 postes e construção de 33 km de rede elétrica.
A segunda etapa, prevista para ficar pronta em agosto, é o circuito de transmissão reforçado para restaurar o cabo que traz a energia do continente. Em outubro de 2024, a concessionária pretende entregar uma nova rede de transmissão subterrânea, ligando o continente às subestações da região, passando por baixo da Baía de Guanabara. A quarta fase de trabalho será entregue em novembro de 2024, com o circuito de transmissão totalmente renovado, enquanto a quinta e última frente é a renovação da estrutura original que, por ter quase 50 anos, está desgastada e apresentando problemas. A previsão de conclusão é até o final de 2025.
Ainda segundo a companhia, todas as etapas de trabalho estão em andamento ao mesmo tempo, e nesse processo, outros defeitos podem aparecer, como aconteceu neste mês, quando foi detectado um defeito no cabo subterrâneo de alta tensão. A empresa também explicou que a carga dimensionada nos geradores para um grupo de clientes não é suficiente devido ao alto número de ligações clandestinas que estão na rede. Os circuitos que levam a energia são compostos por clientes cadastrados e pessoas que usam de forma fraudulenta a luz distribuída. Atualmente, o número de perdas na Ilha do Governador é de 36%, chegando a ultrapassar em 90% em algumas localidades.
Moradores insatisfeitos
Os moradores da Ilha do Governador vêm enfrentando constantes apagões na região desde o início do mês. Durante a visita à subestação, o prefeito Eduardo Paes lembrou que representantes das principais economias do mundo estiveram no Rio ao longo da semana para encontros do G20 e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, estava operando sem ar-condicionado, por conta da falta de energia na região.
"Estou falando aqui do aspecto simbólico e econômico e como isso impacta a cidade do Rio de Janeiro. Para completar e por óbvio, também, uma quantidade enorme de pessoas ficou totalmente desassistida", disse o prefeito. "Nosso papel aqui é cobrar, pressionar e o que a gente pede é que o ministério endureça com a Light. Parece que a gente vai ter uma série de soluções ou contingências que nos foram apresentadas aqui", continuou Paes.
O presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caido (PSD), e outros parlamentares também acompanharam a visita. "Estamos atentos aos problemas que a Ilha do Governador tem enfrentado e desde o final do ano passado temos cobrado um "Plano Verão" para antecipar os problemas. A população pode contar também com a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, que está pronta para orientar, ajudar a lutar pelos seus direitos e buscar soluções. Vamos seguir acompanhando de perto esta questão", afirmou o vereador.
Motivados pelos prejuízos com danos de eletrodomésticos e perda de medicamentos e alimentos, moradores realizaram um protesto na manhã deste sábado, em frente ao Hospital Evandro Freire, para pedir reparações e mais atenção da Light. O grupo cobrou estabilidade total da energia, ressarcimento do comércio e de pessoas físicas, descontos na conta de luz, investimento do recurso da multa cobrada da empresa em manutenção e obras na Ilha do Governador e atenção maior aos moradores Tubiacanga e Bancários, sub-bairros mais afetados pelas quedas de energia, segundo os moradores.
A população também reclama da falta de aviso, por parte da concessionária, de interrupções no fornecimento para manutenção da rede. Nesta sexta-feira (26) houve registro de falta de luz nos Bancários e na quinta-feira (5), na Ribeira. Entretanto, até a publicação deste texto, o fornecimento estava estável no sub-bairro. O problema também acontece na Ilha de Paquetá.
Segundo a Light, nas últimas semanas foram instalados 180 geradores na Ilha do Governador, que já conseguem oferecer à um volume de energia maior do que a demanda. "No entanto, por conta de
problemas que vão desde defeitos nos cabos subterrâneos da década de 1970, quanto por conta de problemas em transformadores ou acidentes que derrubaram postes da empresa, diversas intercorrências vêm acontecendo", disse a concessionária.
problemas que vão desde defeitos nos cabos subterrâneos da década de 1970, quanto por conta de problemas em transformadores ou acidentes que derrubaram postes da empresa, diversas intercorrências vêm acontecendo", disse a concessionária.
A empresa também instalou 95 geradores para instituições que precisam de atendimento especial, como hospitais, unidades de saúde e abastecimento de água. Clientes residenciais que utilizam equipamentos de suporte à vida, cadastrados na rede da Light, também são atendidos pelos geradores. Já os consumidores que tiveram danos nos aparelhos elétricos/eletrônicos podem procurar as agências móveis da Light na região ou acessar a agência virtual.
O pedido deve ser realizado pelo titular da conta, que também precisa apresentar a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada. Após a solicitação, a empresa analisa as informações apresentadas pelo cliente, verifica o histórico de ocorrências em seu sistema e envia uma resposta ao consumidor.
Serviço
Atendimento móvel
- Subprefeitura da Ilha: Rua Eneida de Morais, nº 450 - até 2 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Sábado e domingo, das 9h às 13h;
- Estrada da Cacuia, nº 192, em frente ao supermercado Mundial - 31 de julho até 2 de agosto, das 9h às 16h.
Agência Virtual
*Colaborou Manuela Carvalho
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